Segunda-feira, 20 de março de 2017
Visualizada: 975 vezes
A polinização é o processo em que as abelhas transferem o pólen entre as flores masculinas e femininas, garantindo a reprodução das plantas
Ouvir matéria
A Prefeitura e o Departamento Municipal de Meio Ambiente de Ivaiporã alertam que a extinção de abelhas afeta a cadeia alimentar. Entre as causa de extinção estão a pulverização de agrotóxicos e a destruição de colmeias por pessoas que não sabem como proceder quando se deparam com uma colmeia na área urbana ou rural.
Segundo a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, somente no Brasil há cerca de 250 espécies de abelhas indígenas sem ferrão e muitas delas com características específicas e propícias para o uso em polinização de plantas cultivadas.
A polinização é o processo em que as abelhas transferem o pólen entre as flores masculinas e femininas, garantindo a reprodução das plantas. Vespas, borboletas, pássaros, morcegos e o vento também participam desse mecanismo.
No entanto, as abelhas são as principais polinizadoras, uma vez que são as únicas a se alimentar exclusivamente de recursos florais. A extinção de muitas espécies, como acontece na China, causa problemas à produção agrícola.
Segundo Jayme Ayres, este ano, o número de pessoas que entrou em contato com o Departamento de Meio Ambiente, solicitando a retirada de abelhas em casa, árvores, estabelecimentos de ensino ou em zona rural, despertou a atenção. “A primeira orientação que passamos é não mexer nas abelhas. Segunda, não se deve danificar a colmeia de abelhas, sob pena de infringir a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, bem como a Lei de Proteção à Fauna [Lei 5.197]”, esclareceu Jayme Ayres, reforçando que a Lei 5.197 pune a perseguição, destruição, caça ou apanha de qualquer animal silvestre.
Jayme Ayres aconselhou a população entrar em contato com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, que indicará um apicultor cadastrado no órgão ou no IAP (Instituto Ambiental do Paraná), autorizado a fazer o manejo de colmeias. “O apicultor vai à propriedade, arma a estrutura, recolhe as abelhas e leva para determinado ambiente, onde as abelhas possam viver livremente e produzir mel”, explicou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação