Sábado, 08 de abril de 2017
Visualizada: 864 vezes
Os serviços do programa Ivaiporã em Ação foram concentrados na Escola Municipal Ignês de Souza Caetano e Escola Estadual Antônio Diniz Pereira
Ouvir matéria
O programa Ivaiporã em Ação, que tem como objetivo aproximar a comunidade da administração municipal e prestar diversos tipos de serviços, tais como manutenção de ruas, calçadas, praças e recolha de lixo, foi realizado pela Prefeitura de Ivaiporã, no sábado, dia 8 de abril, na Vila João XXIII. O atendimento incluiu ações nos Jardins Luiz XV, Imperial, Casagrande I, II e III, Brasília e Ouro Preto.
A abertura aconteceu na Escola Municipal Ignês de Souza Caetano e contou com a presença do prefeito Miguel Amaral; vice-prefeito Ilson Gagliano; diretores de departamentos municipais; funcionários públicos; presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Ivaiporã (Conseg), Jair Burato; vereadores; e lideranças de comunidades.
Após a abertura, quem esteve na Vila João XXIII foi o ex-prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil. “O programa Ivaiporã em Ação é um serviço muito importante prestado à comunidade, que não tem acesso aos departamentos municipais no dia a dia. O Departamento Municipal de Saúde, por exemplo, é muito efetivo, porque oferece exames rápidos. Portanto, é serviço de cidadania”, analisou Carlos Gil, que parabenizou Miguel Amaral por dar continuidade ao programa Ivaiporã em Ação.
Carlos Gil citou casos de outras administrações municipais que também passaram a atender a população. Este ano, por exemplo, foi lançado em Maringá o programa Prefeitura no Bairro, que ouve reivindicações, sugestões, críticas e esclarece dúvidas dos moradores.
Serviços
Os serviços do programa Ivaiporã em Ação foram concentrados na Escola Municipal Ignês de Souza Caetano e Escola Estadual Antônio Diniz Pereira. Mas a Prefeitura começou o serviço de limpeza de canteiro, poda, capina, rosada e retirada de resíduos em março.
O Ivaiporã em Ação ofereceu serviços por meio dos Departamentos Municipais de Planejamento e Finanças, Administração, Agricultura, Obras, Trânsito e Viação, Assistência Social, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Indústria e Comércio, Educação e Cultura. Além disso, tem como parceiros a Copel, UEM, Sesc, Sanepar, Senac, Corpo de Bombeiros, Secretaria Regional de Esporte e Turismo, 6ª Companhia Independente de Polícia Militar e Polícia Civil.
O programa Ivaiporã em Ação – criado em 2015 e realizado pela primeira vez este ano –, incluiu também exame rápido de glicemia, aferição da pressão arterial, distribuição de mudas, inscrições em programas assistenciais da Prefeitura e o atendimento à comunidade por parte do prefeito Miguel Amaral e do vice-prefeito Ilson Gagliano, bem dos diretores municipais.
Miguel Amaral afirmou que é importante manter a população próxima da administração municipal e prestar um bom atendimento. Em março, a Prefeitura atendeu ao pedido da população e realizou obra de recape sobre pedras irregulares, ligando o Jardim Luiz XV, Vila João XXIII e Jardim Casa Grande I – envolvendo 2.400 metros quadrados. Foi executada a primeira parte e, nos próximos 3 meses, será realizada a segunda fase, uma vez que precisa de um tempo para assentar o material e evitar trincas.
O prefeito lembrou que não houve aumento de impostos, e sim reajuste anual, defendendo que é necessário manter o pagamento em dia para que a administração municipal possa reverter em melhorias, por exemplo, ligadas à saúde, educação, asfalto e pedra irregular.
Por outro lado, o vice-prefeito Ilson Gagliano lembrou que o programa Ivaiporã em Ação foi criado na administração anterior – Carlos Gil, e teve uma grande aceitação. “Por meio do programa Ivaiporã em Ação, os servidores públicos doam meio período de serviços voltados a ações sociais. Afinal, o objetivo é oferecer um bom serviço”, declarou o vice-prefeito.
Uma das parceiras do programa Ivaiporã em Ação foi a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), que participou oferecendo serviços ligados ao curso de Enfermagem, coordenado por João Felipe Marques. “Esta é a primeira vez que a Fatec participa do programa Ivaiporã em Ação e considero muito importante, porque há envolvimento com a Prefeitura Municipal, Departamento de Saúde e com a população”, exemplificou o coordenador, informando que o convite partiu do diretor municipal de Saúde, Claudinei Martins.
Segundo João Felipe Marques, foram oferecidas orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis, tais como diabetes e hipertensão, fazendo o exame de glicemia em jejum e aferição de pressão.
A coordenação do programa Ivaiporã em Ação é feita pelos Departamentos Municipais de Planejamento e Finanças, e Administração, que têm como responsáveis Carine Silva e Gisele Baraldi Martins – respectivamente. Ambas consideraram a realização positiva, uma vez que atingiu os objetivos principalmente no que se refere à aproximação da população e da administração pública, assim como os serviços prestados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã vai inaugurar revitalização da Praça Padre Yves Guéguen no Dia do Padroeiro
Departamento de Turismo da Prefeitura de Ivaiporã realizará levantamento sobre setor gastronômico
Prefeitura de Ivaiporã divulga resultado preliminar do PSS Jovem Aprendiz