Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Visualizada: 838 vezes
Na abertura, o prefeito Miguel Amaral aconselhou os jovens a dar valor aos pais e a respeitar os mais velhos, e parabenizou a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social
Ouvir matéria
No dia 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, cuja data foi instituída, em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Para promover mais conscientização entre os profissionais de saúde, a Prefeitura de Ivaiporã convidou o coordenador do curso de Enfermagem da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) de Ivaiporã, João Felipe Marques, que ministrou uma palestra sobre o tema. A palestra foi organizada pelo Departamento Municipal de Assistência Social.
Na abertura, o prefeito Miguel Amaral aconselhou os jovens a dar valor aos pais e a respeitar os mais velhos, e parabenizou a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social pelo trabalho desenvolvido em prol dos idosos.
“É preciso orientar os jovens em casa e nas escolas sobre a importância do cuidado com os idosos, porque precisam de muito cuidado e atenção”, aconselhou o prefeito.
João Felipe Marques explicou a cultura institucionalizada de violência contra o idoso, mencionando que, na maioria das vezes, as pessoas valem por aquilo que produz e pelo valor que recebe, enquanto muitos idosos não produzem e não recebem. “Nesse caso, ele perde a identidade social. É quando surge a violência, que pode ser estrutural ou institucional”, exemplificou Marques.
O enfermeiro também citou leis que protegem os idosos e defendeu que é preciso discutir mais com a sociedade.
São muitas as formas de violência contra a pessoa idosa, tais como maus-tratos físicos e psicológicos, exploração econômica, negligência e restrição de liberdade. “O que mais choca, na maior parte das vezes, é que esses tipos de violência acontecem em casa e são praticados pelos familiares”, lembrou a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy.
Segundo a diretora, a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social vai intensificar o trabalho de conscientização voltado ao idoso. “Afinal, a população está envelhecendo e precisará de mais cuidados”, defendeu Gertrudes Bernardy.
A mesa de honra também foi composta pela coordenadora do grupo de Convivência da Terceira Idade, Ione Muchiuti; presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Direitos da Pessoa Idosa, Sueli Vieira; representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Camila Bastos; e pelo diretor municipal de Saúde, Claudeney Martins.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã vai inaugurar revitalização da Praça Padre Yves Guéguen no Dia do Padroeiro
Departamento de Turismo da Prefeitura de Ivaiporã realizará levantamento sobre setor gastronômico
Prefeitura de Ivaiporã divulga resultado preliminar do PSS Jovem Aprendiz