Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Conscientização

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é comemorado em Ivaiporã com palestra

Segunda-feira, 26 de junho de 2017

Última Modificação: 26/06/2017 10:16:38 | Visualizada 827 vezes

Na abertura, o prefeito Miguel Amaral aconselhou os jovens a dar valor aos pais e a respeitar os mais velhos, e parabenizou a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social


Ouvir matéria

No dia 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, cuja data foi instituída, em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Para promover mais conscientização entre os profissionais de saúde, a Prefeitura de Ivaiporã convidou o coordenador do curso de Enfermagem da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) de Ivaiporã, João Felipe Marques, que ministrou uma palestra sobre o tema. A palestra foi organizada pelo Departamento Municipal de Assistência Social.

Na abertura, o prefeito Miguel Amaral aconselhou os jovens a dar valor aos pais e a respeitar os mais velhos, e parabenizou a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social pelo trabalho desenvolvido em prol dos idosos.

“É preciso orientar os jovens em casa e nas escolas sobre a importância do cuidado com os idosos, porque precisam de muito cuidado e atenção”, aconselhou o prefeito.

João Felipe Marques explicou a cultura institucionalizada de violência contra o idoso, mencionando que, na maioria das vezes, as pessoas valem por aquilo que produz e pelo valor que recebe, enquanto muitos idosos não produzem e não recebem. “Nesse caso, ele perde a identidade social. É quando surge a violência, que pode ser estrutural ou institucional”, exemplificou Marques.

O enfermeiro também citou leis que protegem os idosos e defendeu que é preciso discutir mais com a sociedade.

São muitas as formas de violência contra a pessoa idosa, tais como maus-tratos físicos e psicológicos, exploração econômica, negligência e restrição de liberdade. “O que mais choca, na maior parte das vezes, é que esses tipos de violência acontecem em casa e são praticados pelos familiares”, lembrou a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy.

Segundo a diretora, a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social vai intensificar o trabalho de conscientização voltado ao idoso. “Afinal, a população está envelhecendo e precisará de mais cuidados”, defendeu Gertrudes Bernardy.

A mesa de honra também foi composta pela coordenadora do grupo de Convivência da Terceira Idade, Ione Muchiuti; presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Direitos da Pessoa Idosa, Sueli Vieira; representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Camila Bastos; e pelo diretor municipal de Saúde, Claudeney Martins. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Prefeito Miguel Amaral aconselha jovens a dar atenção aos idosos Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Prefeito Miguel Amaral aconselha jovens a dar atenção aos idosos

 Galeria de Fotos

 Veja Também