Quarta-feira, 12 de julho de 2017
Última Modificação: 12/07/2017 14:07:39 | Visualizada 680 vezes
O prefeito lembrou que o mercado de trabalho exige cada vez mais conhecimento na área da informática
Ouvir matéria
O Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Ivaiporã formou a 1ª turma do curso Básico de Informática por meio do Telecentro/Espaço Cidadão. Os alunos receberam o certificado de conclusão, na segunda-feira, dia 10 de julho.
A entrega dos certificados foi feita pelo prefeito Miguel Amaral, diretora do Departamento Municipal de Cultura, Amanda do Amaral Rafael, e pelo gestor do Telecentro/Espaço Cidadão, Eriques Trizotti Rodrigues.
Miguel Amaral parabenizou os alunos e incentivou a dar continuidade ao curso de Informática Básica. “O Telecentro/Espaço Cidadão fica anexo à Biblioteca Cidadã, onde os computadores foram fornecidos pela Secretaria para Assuntos Estratégicos – Governo do Estado do Paraná, para equipar a sala do Telecentro, que integra o programa Espaço Cidadão”, informou o prefeito.
Os computadores foram solicitados pelo prefeito Miguel Amaral ao presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, após a diretora de Cultura, Amanda Rafael, relatar a necessidade de melhorar o espaço.
Meios tecnológicos
O prefeito lembrou que o mercado de trabalho exige cada vez mais conhecimento na área da informática, por isso, defendeu que é importante manter-se atualizado com meios tecnológicos. “O conhecimento abre portas para o mercado de trabalho. E, para incentivar o conhecimento, a Prefeitura vai investir mais no Telecentro/Espaço Cidadão, visando dar sequência ao curso de Informática Básica”, antecipou Miguel Amaral.
Álvaro Venciguerra Júnior, 10 anos, contou que aprendeu a usar o computador, assim como as funções das teclas que permitem executar alguns atalhos e como criar pastas. “Pretendo continuar aprendendo Informática Básica logo que abrir outra turma”, avisou o jovem aluno.
Quem também se mostrou satisfeita com o curso de Informática Básica foi Marlene Aparecida Wiatek, 53 anos, que aprendeu a usar o computador no Telecentro/Espaço Cidadão. “Achei o curso muito importante, porque aprendi a usar o computador e a enviar mensagens”. Marlene Wiatek afirmou que o uso da tecnologia ajuda a manter-se informada e a fazer mais amizades.
Durante uma entrevista de emprego, Dulcilene Veloso, que também recebeu o certificado de conclusão, disse que uma das exigências para a vaga é saber se o candidato tem conhecimento na área da informática. “Agora, posso afirmar que aprendi alguns passos básicos. Mas pretendo dar continuidade ao curso e treinar em casa para me aperfeiçoar”, contou.
Empenho e dedicação
A diretora de Cultura, Amanda Rafael, parabenizou a turma pelo empenho e dedicação, convidando a retornar para dar continuidade ao curso. “Parabenizo o gestor do Telecentro/Espaço Cidadão, Eriques Rodrigues, porque assumiu a responsabilidade e passou os conhecimentos básicos a quem teve contato com o computador pela primeira vez”, declarou.
Conforme Amanda Rafael, os cursos são gratuitos e o objetivo é ampliá-los cada vez mais em prol da população. “Há uma turma da Terceira Idade que, em breve, irá concluir o curso de Informática Básica. Quem tiver interesse em se inscrever pode entrar em contato com o Departamento Municipal de Cultura, por meio do número de telefone 3472-5419. Lembro que as aulas são gratuitas”, reforçou Amanda Rafael.
Receberam os certificados: Patrícia Reghine Schinanski, Álvaro Venciguerra Júnior, Cláudia Cezar Biasim, Marlene Aparecida Wiatek e Dulcilene Veloso.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Ivaiporã é palco da peça Ilíada em Libras com ator e diretora do município
Ivaiporã recebe espetáculo Ilíada em Libras - Canto I no Centro Cultural Olívia Hauptmann