Sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Última Modificação: 27/08/2021 09:58:33 | Visualizada 434 vezes
Os objetivos foram analisar, propor e deliberar diretrizes para a gestão do Sistema Único da Assistência (SUAS).
Ouvir matéria
O Conselho Municipal de Assistência de Social de Ivaiporã, presidido por Jair Burato, realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: Direito do Povo e Dever do Estado – com financiamento público para garantir a proteção social.
Os objetivos foram analisar, propor e deliberar diretrizes para a gestão do Sistema Único da Assistência (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federal, estadual e municipal, e a participação popular.
A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada no Centro da Melhor Idade, nesta terça-feira, dia 26 de agosto, contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Reis, que defendeu a necessidade de discutir e diminuir as desigualdades sociais. “Prestar assistência e cuidar de quem precisa é a essência do administrador público e daqueles que têm empatia pelas pessoas”, reforçou Marcelo Reis.
Segundo a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, que foi diretora do Departamento de Assistência Social da Prefeitura, por 7 anos, houve muitas conquistas na área assistencial do municipal. “Mas podemos melhorar as políticas públicas promovendo a igualdade social por meio da garantia de direitos à saúde, educação ou à assistência social, por exemplo”, afirmou Gertrudes Bernardy, desejando que as propostas debatidas sejam encaminhadas à Conferência Estadual e Nacional de Assistência Social.
A diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, explicou que será possível traçar as prioridades para os próximos anos a partir 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, visando melhorar a qualidade e eficiência no atendimento aos usuários do SUAS.
“É muito importante os representantes da sociedade, que farão parte do Conselho Municipal de Assistência de Social, participar da discussão, elaboração e aprovação de políticas públicas relacionadas à Assistência Social, porque beneficiam a população”, afirmou Jair Burato declarando aberta a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Também participaram da abertura o representante de usuário da Política de Assistência Social e do programa Jovem Aprendiz, Marcos Alves; e o representante da Secretaria de Estado da Família, Justiça e Trabalho, Marcos Pain.
Na ocasião, houve palestra com a assistente social Érica Borzuk Ortiz, sobre o tema central, e foram tratados 5 eixos relacionados à proteção social; financiamento e orçamento; controle social; gestão e acesso às seguranças socioassistenciais; e atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências – além de eleitos os delegados para a Conferência Estadual.
O espetáculo à parte ficou cargo das crianças da Casa de Vivência, que apresentaram a coreografia: Um Rato Diferente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Doe 1 kg de alimento ou ração e assista ao show da Ana Castela na 20ª Expovale de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã disponibiliza portal de serviços públicos online
Prefeitura de Ivaiporã define prazos melhorias no Cemitério Municipal antes do Dia de Finados