ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde

22ª Regional de Saúde de Ivaiporã e Ciuenp estabelecem data para iniciar serviços do Samu 192

Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Visualizada 811 vezes

Após algumas horas de debate, ficou estabelecido que o Samu 192 de Ivaiporã será inaugurado no dia 26 de maio


A chefe da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, Eleane Rother, e o presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) - Samu 192, Almir de Almeida, convidaram o prefeitos e diretores dos departamento municipais de Saúde, que compõem o Ciuenp, para discutir acerca do início dos serviços do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), bem como outros assuntos ligados ao setor.

O debate aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, onde marcou presença o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, vice-prefeito Ilson Gagliano, e respectivas equipes da 22ª Regional de Saúde e do Ciuenp.

Após algumas horas de debate, ficou estabelecido que o Samu 192 de Ivaiporã será inaugurado no dia 26 de maio. Com relação aos prefeitos inadimplentes, ficou acordado que serão feitos parcelamentos. “Chegamos a um consenso e, em breve, o Samu 192 passará a atender os municípios que compõem o Ciuenp”, informou Almir de Almeida.

No que diz respeito à saúde, o presidente do Ciuenp garantiu que representará um grande benefício para a população. “Temos uma grande estrutura para colocar em funcionamento. São 4 ambulâncias – 2 em Ivaiporã, 1 em São João do Ivaí e 1 em Manoel Ribas, bem como transporte aéreo”, descreveu Almeida.

O Samu 192 atenderá 16 municípios do Vale do Ivaí, totalizando 138 mil habitantes, segundo informou Almir de Almeida. “O serviço irá salvar muitas vidas”, garantiu o presidente do Ciuenp, lembrando que o desafio é reduzir o tempo de resposta no atendimento a cada paciente.

A ambulância, que funcionaria como uma UTI móvel, terá médico, enfermeiro e motorista. “Temos dois tipos de ambulância: básica, que é composta por um condutor e por um técnica de enfermagem; e uma avançada, que é composta por médico, enfermeiro e condutor – sem mencionar o aparato de uma UTI móvel”, explicou Almir de Almeida, informando que os prefeitos estão empenhados em ver o serviço funcionando.

Prefeitos opinam sobre serviço

O prefeito Miguel Amaral reforçou que o Samu 192 será inaugurado nas três bases – Ivaiporã, São João do Ivaí e Manoel Ribas, no dia 26 de maio. “Trata-se de uma grande conquista para o Vale do Ivaí”, reconheceu Amaral.

Augusto Cicatto, prefeito de Ariranha do Ivaí, disse que o serviço do Samu 192 ajudará bastante no atendimento à população, oferecendo mais rapidez no serviço de urgência/emergência. “A nossa base será em Ivaiporã, onde houve um grande esforço do ex-prefeito Carlos Gil e do prefeito Miguel Amaral. Por isso, parabenizo ambos pela visão de futuro”, observou Cicatto.

A diretora municipal de Saúde de Ivaiporã, Janaina Barbosa, também considerou uma grande vitória para o município. “É um ganho para o município e para a região atendida pela 22ª Regional de Saúde, porque irá oferecer eficiência e rapidez no atendimento”.

A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo, partilhou opinião semelhante, lembrando que o município também atenderá Cândido de Abreu e Novas Tebas. 

O prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hideki, se mostrou otimista com o serviço que será oferecido, uma vez que ajudará a salvar vidas com mais agilidade.

Assembleia Extraordinária do CIS

Clodoaldo Fernandes dos Santos, que é prefeito de Nova Tebas, e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã – gestão 2017/2018, contou que, há 6 anos, acompanha a discussão da implantação do Samu 192. “É uma grande conquista que envolveu muito trabalho. Acredito que será implantado no momento certo, porque há estabilidade financeira. Inclusive, o Samu 192 irá iniciar os serviços com mais de R$700 mil em caixa”, referiu Santos.

Finalizado o debate sobre a implantação do Samu 192, Clodoaldo Santos conduziu a Assembleia Extraordinária do CIS, que decidiu sobre inclusão de procedimentos odontológicos na tabela CIS, transporte sanitário/ônibus e demandas do Ministério Público do Trabalho, por exemplo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00. DISQUE ILUMINAÇÃO PUBLICA: 0800-6493472. Seja um bom cidadão!

Rua Rio Grande do Norte, 1000

(43) 3471-1950

OUVIDORIA - 0800-649 3472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Última Atualização do site:   21/09/2018 14:47:24