(43) 3471-1950 / OUVIDORIA - 0800-6493472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Rua Rio Grande do Norte, 1000

GESTÃO ATUAL
O MUNICÍPIO
SERVIÇOS
Consignet Ouvidoria Sala do Empreendedor
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde
Visualizada 482 vezes
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
22ª Regional de Saúde de Ivaiporã e Ciuenp estabelecem data para iniciar serviços do Samu 192
Após algumas horas de debate, ficou estabelecido que o Samu 192 de Ivaiporã será inaugurado no dia 26 de maio
 
Presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) - Samu 192, Almir de Almeida
Presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) - Samu 192, Almir de Almeida
Miguel Amaral, prefeito de Ivaiporã
Servidores acompanham debate sobre implantação do serviço
Equipes da 22ª Regional de Saúde e do Ciuenp
Clodoaldo Santos, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, comenta sobre benefícios do Samu 192
Debate acontece no salão nobre
Após debates, Almir de Almeida e Miguel reúnem-se com prefeitos
Prefeitos e diretores municipais de Saúde atentos ao presidente do Ciuenp
Debates concluídos na sala de reunião

A chefe da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, Eleane Rother, e o presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) - Samu 192, Almir de Almeida, convidaram o prefeitos e diretores dos departamento municipais de Saúde, que compõem o Ciuenp, para discutir acerca do início dos serviços do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), bem como outros assuntos ligados ao setor.

O debate aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, onde marcou presença o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, vice-prefeito Ilson Gagliano, e respectivas equipes da 22ª Regional de Saúde e do Ciuenp.

Após algumas horas de debate, ficou estabelecido que o Samu 192 de Ivaiporã será inaugurado no dia 26 de maio. Com relação aos prefeitos inadimplentes, ficou acordado que serão feitos parcelamentos. “Chegamos a um consenso e, em breve, o Samu 192 passará a atender os municípios que compõem o Ciuenp”, informou Almir de Almeida.

No que diz respeito à saúde, o presidente do Ciuenp garantiu que representará um grande benefício para a população. “Temos uma grande estrutura para colocar em funcionamento. São 4 ambulâncias – 2 em Ivaiporã, 1 em São João do Ivaí e 1 em Manoel Ribas, bem como transporte aéreo”, descreveu Almeida.

O Samu 192 atenderá 16 municípios do Vale do Ivaí, totalizando 138 mil habitantes, segundo informou Almir de Almeida. “O serviço irá salvar muitas vidas”, garantiu o presidente do Ciuenp, lembrando que o desafio é reduzir o tempo de resposta no atendimento a cada paciente.

A ambulância, que funcionaria como uma UTI móvel, terá médico, enfermeiro e motorista. “Temos dois tipos de ambulância: básica, que é composta por um condutor e por um técnica de enfermagem; e uma avançada, que é composta por médico, enfermeiro e condutor – sem mencionar o aparato de uma UTI móvel”, explicou Almir de Almeida, informando que os prefeitos estão empenhados em ver o serviço funcionando.

Prefeitos opinam sobre serviço

O prefeito Miguel Amaral reforçou que o Samu 192 será inaugurado nas três bases – Ivaiporã, São João do Ivaí e Manoel Ribas, no dia 26 de maio. “Trata-se de uma grande conquista para o Vale do Ivaí”, reconheceu Amaral.

Augusto Cicatto, prefeito de Ariranha do Ivaí, disse que o serviço do Samu 192 ajudará bastante no atendimento à população, oferecendo mais rapidez no serviço de urgência/emergência. “A nossa base será em Ivaiporã, onde houve um grande esforço do ex-prefeito Carlos Gil e do prefeito Miguel Amaral. Por isso, parabenizo ambos pela visão de futuro”, observou Cicatto.

A diretora municipal de Saúde de Ivaiporã, Janaina Barbosa, também considerou uma grande vitória para o município. “É um ganho para o município e para a região atendida pela 22ª Regional de Saúde, porque irá oferecer eficiência e rapidez no atendimento”.

A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo, partilhou opinião semelhante, lembrando que o município também atenderá Cândido de Abreu e Novas Tebas. 

O prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hideki, se mostrou otimista com o serviço que será oferecido, uma vez que ajudará a salvar vidas com mais agilidade.

Assembleia Extraordinária do CIS

Clodoaldo Fernandes dos Santos, que é prefeito de Nova Tebas, e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã – gestão 2017/2018, contou que, há 6 anos, acompanha a discussão da implantação do Samu 192. “É uma grande conquista que envolveu muito trabalho. Acredito que será implantado no momento certo, porque há estabilidade financeira. Inclusive, o Samu 192 irá iniciar os serviços com mais de R$700 mil em caixa”, referiu Santos.

Finalizado o debate sobre a implantação do Samu 192, Clodoaldo Santos conduziu a Assembleia Extraordinária do CIS, que decidiu sobre inclusão de procedimentos odontológicos na tabela CIS, transporte sanitário/ônibus e demandas do Ministério Público do Trabalho, por exemplo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

 
 
 Galeria de Fotos
Presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) - Samu 192, Almir de Almeida Miguel Amaral, prefeito de Ivaiporã Servidores acompanham debate sobre implantação do serviço Equipes da 22ª Regional de Saúde e do Ciuenp Clodoaldo Santos, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, comenta sobre benefícios do Samu 192 Debate acontece no salão nobre Após debates, Almir de Almeida e Miguel reúnem-se com prefeitos Prefeitos e diretores municipais de Saúde atentos ao presidente do Ciuenp Debates concluídos na sala de reunião
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
Horário de Atendimento: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

(43) 3471-1950 / OUVIDORIA - 0800-6493472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Rua Rio Grande do Norte, 1000