Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Serviço descentralizado

Prefeitura realiza programa Ivaiporã em Ação na Vila João XXIII

Sábado, 08 de abril de 2017

Última Modificação: 11/04/2017 10:13:05 | Visualizada 834 vezes

Os serviços do programa Ivaiporã em Ação foram concentrados na Escola Municipal Ignês de Souza Caetano e Escola Estadual Antônio Diniz Pereira


Ouvir matéria

O programa Ivaiporã em Ação, que tem como objetivo aproximar a comunidade da administração municipal e prestar diversos tipos de serviços, tais como manutenção de ruas, calçadas, praças e recolha de lixo, foi realizado pela Prefeitura de Ivaiporã, no sábado, dia 8 de abril, na Vila João XXIII. O atendimento incluiu ações nos Jardins Luiz XV, Imperial, Casagrande I, II e III, Brasília e Ouro Preto.

A abertura aconteceu na Escola Municipal Ignês de Souza Caetano e contou com a presença do prefeito Miguel Amaral; vice-prefeito Ilson Gagliano; diretores de departamentos municipais; funcionários públicos; presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Ivaiporã (Conseg), Jair Burato; vereadores; e lideranças de comunidades.

Após a abertura, quem esteve na Vila João XXIII foi o ex-prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil.  “O programa Ivaiporã em Ação é um serviço muito importante prestado à comunidade, que não tem acesso aos departamentos municipais no dia a dia. O Departamento Municipal de Saúde, por exemplo, é muito efetivo, porque oferece exames rápidos. Portanto, é serviço de cidadania”, analisou Carlos Gil, que parabenizou Miguel Amaral por dar continuidade ao programa Ivaiporã em Ação.

Carlos Gil citou casos de outras administrações municipais que também passaram a atender a população. Este ano, por exemplo, foi lançado em Maringá o programa Prefeitura no Bairro, que ouve reivindicações, sugestões, críticas e esclarece dúvidas dos moradores.

 

Serviços

Os serviços do programa Ivaiporã em Ação foram concentrados na Escola Municipal Ignês de Souza Caetano e Escola Estadual Antônio Diniz Pereira. Mas a Prefeitura começou o serviço de limpeza de canteiro, poda, capina, rosada e retirada de resíduos em março.

O Ivaiporã em Ação ofereceu serviços por meio dos Departamentos Municipais de Planejamento e Finanças, Administração, Agricultura, Obras, Trânsito e Viação, Assistência Social, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Indústria e Comércio, Educação e Cultura. Além disso, tem como parceiros a Copel, UEM, Sesc, Sanepar, Senac, Corpo de Bombeiros, Secretaria Regional de Esporte e Turismo, 6ª Companhia Independente de Polícia Militar e Polícia Civil.

O programa Ivaiporã em Ação – criado em 2015 e realizado pela primeira vez este ano –, incluiu também exame rápido de glicemia, aferição da pressão arterial, distribuição de mudas, inscrições em programas assistenciais da Prefeitura e o atendimento à comunidade por parte do prefeito Miguel Amaral e do vice-prefeito Ilson Gagliano, bem dos diretores municipais.

Miguel Amaral afirmou que é importante manter a população próxima da administração municipal e prestar um bom atendimento. Em março, a Prefeitura atendeu ao pedido da população e realizou obra de recape sobre pedras irregulares, ligando o Jardim Luiz XV, Vila João XXIII e Jardim Casa Grande I – envolvendo 2.400 metros quadrados. Foi executada a primeira parte e, nos próximos 3 meses, será realizada a segunda fase, uma vez que precisa de um tempo para assentar o material e evitar trincas.

O prefeito lembrou que não houve aumento de impostos, e sim reajuste anual, defendendo que é necessário manter o pagamento em dia para que a administração municipal possa reverter em melhorias, por exemplo, ligadas à saúde, educação, asfalto e pedra irregular.

Por outro lado, o vice-prefeito Ilson Gagliano lembrou que o programa Ivaiporã em Ação foi criado na administração anterior – Carlos Gil, e teve uma grande aceitação. “Por meio do programa Ivaiporã em Ação, os servidores públicos doam meio período de serviços voltados a ações sociais. Afinal, o objetivo é oferecer um bom serviço”, declarou o vice-prefeito.

Uma das parceiras do programa Ivaiporã em Ação foi a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), que participou oferecendo serviços ligados ao curso de Enfermagem, coordenado por João Felipe Marques. “Esta é a primeira vez que a Fatec participa do programa Ivaiporã em Ação e considero muito importante, porque há envolvimento com a Prefeitura Municipal, Departamento de Saúde e com a população”, exemplificou o coordenador, informando que o convite partiu do diretor municipal de Saúde, Claudinei Martins. 

Segundo João Felipe Marques, foram oferecidas orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis, tais como diabetes e hipertensão, fazendo o exame de glicemia em jejum e aferição de pressão.

A coordenação do programa Ivaiporã em Ação é feita pelos Departamentos Municipais de Planejamento e Finanças, e Administração, que têm como responsáveis Carine Silva e Gisele Baraldi Martins – respectivamente. Ambas consideraram a realização positiva, uma vez que atingiu os objetivos principalmente no que se refere à aproximação da população e da administração pública, assim como os serviços prestados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Prefeito e equipe de diretores registram sucesso do programa Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Prefeito e equipe de diretores registram sucesso do programa

 Galeria de Fotos

 Veja Também