Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Serviço

Prefeitos e diretores municipais de Saúde fazem capacitação sobre Samu 192 em Ivaiporã

Quinta-feira, 06 de abril de 2017

Última Modificação: 11/04/2017 16:28:36 | Visualizada 533 vezes

Janaina Barbosa, diretora técnica do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã, considerou a reunião importante


Ouvir matéria

Na quinta-feira, dia 6 de abril, o médico-coordenador do Samu 192 (Noroeste), Alain Barros Corrêa, cirurgião geral Leandro Reges Perales e a responsável estadual de leitos, Bruna Luiza Dutra de Mello, reuniram-se com prefeitos e diretores municipais de Saúde que integram o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), na Univale – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, para debater acerca do serviço do Samu 192, que está previsto para ser implantado no dia 26 de maio.

Como alguns prefeitos e diretores municipais de Saúde assumiram os respectivos cargos, este ano, o objetivo foi explicar como será prestado atendimento de urgência de emergência. A chefe da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, Eleane Rother, e os diretores do Instituto de Saúde Bom Jesus e do Hospital e Maternidade Ivaiporã também participaram.

“A meta é organizar o sistema de saúde na região no que diz respeito à urgência e emergência para que os pacientes que realmente precisam de atendimento de forma mais eficaz possam receber em tempo hábil”, explicou Alain Corrêa.

O serviço contará com central de regulação que fará avaliação dos pacientes para definir o fluxo adequado. “Também precisamos estruturar as unidades de saúde dos municípios, porque a maioria é deficiente em termos de recursos humanos e tecnológicos”, informou o médico-coordenador.

Alain Corrêa disse que é fundamental passar a oferecer o serviço do Samu 192 de maneira organizada.

Janaina Barbosa, diretora técnica do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã, considerou a reunião importante, especialmente devido à mudança de gestão em alguns municípios. “O objetivo é se inteirar sobre a rede de urgência e emergência, e o que é necessário adequar em cada município”, disse Janaina Barbosa.

No total, serão chamados 45 funcionários – médicos, enfermeiros e socorristas para trabalhar nas três bases da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. Na Unidade de Suporte Avançado (USA) trabalham um médico, enfermeiro e o motorista. Nas Unidades de Suporte Básico (USB) trabalham um auxiliar de enfermagem e o condutor. Ou seja, cinco equipes por ambulância, uma vez que o Samu funciona 24 horas por dia com escala 12 por 36. O Samu atenderá 14 municípios da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Profissionais da área da saúde marcam presença na reunião Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Profissionais da área da saúde marcam presença na reunião

 Galeria de Fotos

 Veja Também