Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Meio ambiente

Prefeitura de Ivaiporã lançará programa Consciência Ambiental no dia 5 de maio

Terça-feira, 02 de maio de 2017

Última Modificação: 02/05/2017 13:41:49 | Visualizada 869 vezes

O programa Consciência Ambiental será desenvolvido no Parque Ambiental Jardim Botânico e nas propriedades rurais cadastradas no programa Cultivando Água Limpa


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã lançará o programa Consciência Ambiental - educação ambiental & sustentabilidade, no dia 5 de maio, às 09h00, no Parque Ambiental Jardim Botânico, com o objetivo de trabalhar a educação ambiental formal e não formal, abordando a necessidade de preservar o meio ambiente em relação ao lixo, rio, água e à mata – por exemplo.

O lançamento contará com a presença do prefeito e vice-prefeito, Miguel Amaral e Ilson Gagliano; superintendente estadual da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Paraná, José Alexandre Ferreira; diretores de departamentos municipais; lideranças do município e da região; e representantes dos órgãos parceiros do programa Conscientização Ambiental.

Com o programa Conscientização Ambiental cerca de 5 mil estudantes terão contato direto com a natureza e a oportunidade de conhecer na prática os problemas ambientais. Dessa forma, poderão indicar soluções numa parceria com a Prefeitura de Ivaiporã, que desenvolverá o programa por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

O programa Consciência Ambiental será desenvolvido no Parque Ambiental Jardim Botânico e nas propriedades rurais cadastradas no programa Cultivando Água Limpa. O objetivo é promover visitas e caminhadas ecológicas com alunos e professores. Posteriormente serão realizados trabalhos em sala de aula, tendo como centro de interesse das diversas disciplinas o aproveitamento das pesquisas, visitas e caminhadas.

“A melhor maneira promover educação ambiental é conscientizando as crianças e adolescentes, porque eles também passam a preservar o meio ambiente”, afirmou o prefeito Miguel Amaral. Por outro lado, o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Jayme Ayres, explicou que se trata de um programa de educação ambiental baseado na visitação de escolas públicas e particulares de Ivaiporã, podendo estender-se para escolas da região com previsão de execução em 2018, 2019 e 2020.

O programa Consciência Ambiental incluirá ações, tais como caminhar na mata, plantar árvores, tocar na terra, observar aves e animais, bem como a produção de plantas entre outras tarefas peculiares que, segundo Jayme Ayres, são impossíveis de desenvolver na escola pela falta de áreas naturais.

“Por isso, a tarefas ganham importância como atividade educativa, porque iremos trabalhar a educação ambiental como ação de conscientização; levar os visitantes a conhecer a importância da existência dos recursos naturais de Ivaiporã; oportunizar a criança e ao adolescente perceber o ciclo natural da vida; e gerar recursos para a discussão orientada nas diversas disciplinas escolares”, declarou Jayme Ayres.

Além disso, conta com a colaboração das redes municipal, estadual, particular e superior de ensino, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – escritório regional de Ivaiporã, Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Funasa, Instituto das Águas, Escritório Regional da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Copel (Companhia Paranaense de Energia), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Acisi (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã), Rotary Club de Ivaiporã, Associação de Moradores de Bairros de Ivaiporã, Central das Associações de Ivaiporã, UEL (Universidade Estadual de Londrina), por meio do programa extensionista: Educação em Saúde - uma forma de prevenção e promoção da saúde no município de Ivaiporã, Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Ivaiporã, Defesa Civil de Ivaiporã, Cami (Conselho das Associações de Moradores de Ivaiporã) e Conselho Municipal do Plano Diretor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Jayme Ayres recebe visita de alunos da rede municipal Crédito: Divulgação
Legenda: Jayme Ayres recebe visita de alunos da rede municipal

 Galeria de Fotos

 Veja Também