Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Inclusão social

Banda Marcial Municipal de Ivaiporã recebe instrumentos musicais

Terça-feira, 04 de julho de 2017

Última Modificação: 05/07/2017 08:00:23 | Visualizada 987 vezes

Miguel Amaral desejou boa apresentação no 4º Festival de Bandas e Fanfarras de Cidade Gaúcha e empenho no XXVI Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e do Departamento Municipal de Cultura, adquiriu instrumentos para a Banda Marcial Municipal de Ivaiporã, totalizando o valor de R$16 mil.

O presidente do CMDCA, Jair Burato, explicou que os instrumentos adquiridos fazem parte de um projeto de inclusão social, visando ensinar jovens a tocar e incentivar a fazer parte da Banda Marcial Municipal de Ivaiporã. “O CMDCA aprovou a compra no valor de R$9.500 e o restante foi custeado pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Cultura”, explicou Burato.

Josuel Roberto, que é maestro da Banda Marcial Municipal de Ivaiporã, há 35 anos, contou que se trata de instrumentos modernos – diferentes dos instrumentos usados por fanfarras tradicionais. “A Banda Marcial Municipal de Ivaiporã tinha instrumentos com qualidade inferior se comparada com outras fanfarras do Estado do Paraná”, comentou Josuel Roberto.

A Banda Marcial Municipal de Ivaiporã, que é composta por 40 jovens entre 10 e 20 anos, passa a contar com 4 caixas tenor (2 tradicionais e 2 de alta tensão), 2 pentatons e 5 coletes para bumbo. Segundo Josuel Roberto, as caixas tenor e os pentatons são equipados com courier (colete).

No dia 30 de julho, o maestro Josuel Roberto e a Banda Marcial Municipal de Ivaiporã irão participar do 4º Festival de Bandas e Fanfarras de Cidade Gaúcha/PR – a 200 quilômetros do município. Também irão se apresentar fanfarras de outras regiões dos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, incluindo uma fanfarra formada por indígenas. “Oficialmente iremos inaugurar os instrumentos e nos apresentar de forma mais motivada”, confessou Josuel Roberto.

Os instrumentos foram entregues ao maestro Josuel Roberto, pelo prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, e pelo presidente do CMDCA, Jair Burato, na segunda-feira, dia 3 de julho, no salão nobre, onde o jovem Leonardo Hinselmann fez uma rápida demonstração com pentaton.

Miguel Amaral desejou boa apresentação no 4º Festival de Bandas e Fanfarras de Cidade Gaúcha e empenho no XXVI Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, que será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, em Ivaiporã, onde irão se apresentar cerca de 50 corporações do Paraná.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Leonardo Hinselmann fez uma rápida demonstração com pentaton Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Leonardo Hinselmann fez uma rápida demonstração com pentaton

 Galeria de Fotos

 Veja Também