(43) 3471-1950 / OUVIDORIA - 0800-6493472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Rua Rio Grande do Norte, 1000

GESTÃO ATUAL
O MUNICÍPIO
SERVIÇOS
Consignet Ouvidoria Sala do Empreendedor
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Caged
Visualizada 815 vezes
Quarta-feira, 12 de Julho de 2017
Ivaiporã tem saldo positivo na geração de emprego em março, abril e maio
Conforme Joice Santos, apesar da crise econômica nacional, o município de Ivaiporã mantém saldo positivo
 
Joice Santos é gerente da Agência do Trabalhador de Ivaiporã
Joice Santos é gerente da Agência do Trabalhador de Ivaiporã

Dados divulgados pelo Observatório do Trabalho, por meio do Boletim Regional, e de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que Ivaiporã apresenta saldo positivo de emprego em março (13 postos), abril (43 postos) e maio (31 postos).

Joice Mara de Oliveira Gonçalves dos Santos, gerente da Agência do Trabalhador de Ivaiporã, explicou que o Boletim Regional é divulgado mensalmente, trimestralmente e semestralmente e mostra o saldo entre admissões e seguro desemprego, que são as demissões. “A diferença entre admissões e demissões é o saldo do município. Por exemplo, se forem registradas 300 admissões e 300 demissões, o saldo é negativo”.

Conforme Joice Santos, apesar da crise econômica nacional, o município de Ivaiporã mantém saldo positivo e poderia ser mais elevado se as contratações fossem feitas por meio da Agência do Trabalhador, o que nem sempre acontece, uma vez que o empregador não informa quando contrata – embora o procedimento de informar não acarrete custo algum.

Joice Santos explicou que a maioria das contratações é relacionada a vendas. “Mas pode haver mais setores que empregam. No entanto, muitos empresários e produtores rurais não contratam por meio da Agência do Trabalhador, o que seria fundamental para ajudar a manter o município de Ivaiporã entre os melhores índices nacionais de postos de trabalho”, sugeriu a gerente.

Os interessados em manter cadastro na Agência do Trabalhador devem levar a Carteira de Trabalho e documentos pessoais. Os candidatos a emprego são selecionados de acordo com o perfil exigido pela empresa. Caso não encontre a vaga, o candidato pode realizar um cadastro, que fica no banco de dados da Agência do Trabalhador. Se surgir uma oportunidade compatível com o perfil, ele é acionado. “O sistema automaticamente puxa o perfil do candidato que está apto ao cargo”, reforçou Joice Santos.

A Agência do Trabalhador, instituída pelo Ministério do Trabalho, é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, e o município ajuda com funcionários. “Não podemos cobrar cadastro do empregador, nem do candidato. Mas muitos empregadores evitam contratar pela Agência do Trabalhador por acreditar que há custos. Mas não existem encargos”, reforçou Joice Santos.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, considera os resultados positivos e acredita que a tendência é aumentar o número de empregos no município especialmente com a construção do Hospital Regional e instalação de empresas no Parque Industrial I e II.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

 
 
 Galeria de Fotos
Joice Santos é gerente da Agência do Trabalhador de Ivaiporã
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
Horário de Atendimento: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

(43) 3471-1950 / OUVIDORIA - 0800-6493472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Rua Rio Grande do Norte, 1000