Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Prevenção

Prefeitura de Ivaiporã promove I Seminário de Capacitação da Toxoplasmose em Gestantes e Congênita, nesta quinta-feira, 13

Quinta-feira, 13 de julho de 2017

Última Modificação: 13/07/2017 09:07:00 | Visualizada 703 vezes

"O grande objetivo do I Seminário de Capacitação da Toxoplasmose em Gestantes e Congênita é atuar de forma preventiva em relação à toxoplasmose", disse Marcelle Mareze


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã promove o I Seminário de Capacitação da Toxoplasmose em Gestantes e Congênita, nesta quinta-feira, dia 13 de julho, às 14h00, no salão nobre. O evento é organizado pela coordenadora do programa Saúde nos Bairros, Marcelle Mareze, com apoio do Departamento Municipal de Saúde.

O I Seminário de Capacitação da Toxoplasmose em Gestantes e Congênita faz parte do programa Saúde nos Bairros, lançado pela Prefeitura de Ivaiporã, em maio, coordenado por Marcelle Mareze, que cursa doutorado em Ciência Animal - área de concentração: saúde pública, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e executado por meio do Departamento Municipal de Saúde com o apoio Sesc (Serviço Social do Comércio) e da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí).

Conforme explicou Marcelle Mareze, trata-se de um evento de capacitação e atualização sobre a toxoplasmose gestacional e congênita, para melhor atender as mulheres que venham passar por esta doença durante a gestação. 

“O grande objetivo do I Seminário de Capacitação da Toxoplasmose em Gestantes e Congênita é atuar de forma preventiva em relação à toxoplasmose. Doença que deve ser acompanhada durante a gestação, e que está implantada no caderno do programa estadual Mãe Paranaense. É uma doença ligada principalmente aos hábitos alimentares e de higiene”, explicou Marcelle Mareze.

O I Seminário de Capacitação da Toxoplasmose em Gestantes e Congênita de Ivaiporã contará com as seguintes participações:

 

Italmar Teodorico Navarro – Médico veterinário com mestrado em Ciências de Alimentos – UEL, doutorado em epidemiologia experimental aplicada às zoonoses – USP, pós-doutorado nos Estados Unidos – EUA, professor-associado da UEL, tem experiência em zoonoses, saúde pública, toxoplasmose, leishmaniose e febre amarela, entre outras.

Regina Mitisuka Breganó – Médica Veterinária com mestrado em Microbiologia e doutorado em Ciência Animal – UEL, experiência epidemiologia da toxoplasmose animal e humana, vigilância da toxoplasmose congênita e outras zoonoses parasitárias e enteroparasitoses humanas.

Jaqueline Dario Capobiango – Médica com especialidade em infectologia pediátrica – mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. É membro do Departamento de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria. Professora do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica e Coordenadora da Residência Médica de Infectologia Pediátrica. Atua principalmente nos seguintes temas: AIDS, Infecções congênitas, Toxoplasmose, Controle de Infecção Hospitalar, Terapia Intensiva Pediátrica e Vigilância Epidemiológica.

 

Marcelle Mareze

Médica Veterinária. Doutoranda em Ciência Animal - Universidade Estadual de Londrina – UEL. Coordenadora do Programa Saúde nos Bairros - Prefeitura Municipal de Ivaiporã.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Prefeitura de Ivaiporã promove I Seminário de Capacitação da Toxoplasmose em Gestantes e Congênita, nesta quinta-feira, 13 Crédito: Divulgação
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também