Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Sanear e Preservar

Departamento Municipal de Educação de Ivaiporã vai inscrever programa no V Prêmio Gestor Público

Quarta-feira, 26 de julho de 2017

Última Modificação: 26/07/2017 10:15:05 | Visualizada 875 vezes

A diretora do Departamento Municipal de Educação de Ivaiporã, Rose Sirço, vai apresentar o programa "Sanear e Preservar: O Foco é Educar", nesta quarta-feira, dia 26 de julho, às 19h00, no salão n


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã vai concorrer ao V Prêmio Gestor Público, por meio do Departamento Municipal de Educação, que irá inscrever o programa “Sanear e Preservar: O Foco é Educar”. A diretora do Departamento Municipal de Educação, Rose Sirço, irá apresentar o programa à administração municipal e à comunidade escolar, nesta quarta-feira, dia 26 de julho, às 19h00, no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã.

Rose Sirço explicou que o programa é voltado aos 3 mil estudantes, familiares e  350 funcionários da rede municipal de ensino. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) com palestras para estudantes e comunidade escolar, visitas e complementação de atividades nas salas de aula, e coleta de óleo na comunidade escolar. O tema a ser trabalhado chama-se: “Água e Rede de Esgoto”.

A premiação V Prêmio Gestor Público tem apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Este ano, foi escolhido o tema: Saneamento Básico: Essencial Para Uma Vida Saudável. O tema compreende abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta e destinação de lixo e drenagem de águas pluviais. Dentre os motivos da escolha da temática está o levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estima que, para cada R$1 investido em saneamento economiza-se R$ 4em gastos com saúde.

No que se refere ao Prêmio Gestor Público, tem como objetivo valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que proporcionem desenvolvimento para a sociedade e melhoria na qualidade de vida. Além disso, incentiva os municípios do Estado a adotar metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em nos programas governamentais.

O Prêmio Gestor Público é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, detentor da marca Prêmio Gestor Público Paraná.

 

Veterinário Mirim

No dia 27 de julho, a Prefeitura de Ivaiporã irá lançar o projeto Veterinário Mirim, às 10h00, no Centro Cultural Melhor Idade, que será coordenado pela médica veterinária Marcelle Mareze – doutoranda do programa de pós-graduação em Ciência Animal.

O Veterinário Mirim irá integrar o programa Saúde nos Bairros, que é uma iniciativa da Prefeitura de Ivaiporã, executado por meio do Departamento Municipal de Saúde, com o apoio Sesc (Serviço Social do Comércio) e coordenado por Marcelle Mareze.

De acordo com a coordenadora, o projeto Veterinário Mirim contará com apoio dos Departamentos Municipais de Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Educação. “Os estudantes do ensino fundamental I irão participar do projeto Veterinário Mirim com o tema: Cuidado com os Animais Domésticos, uma vez que fará parte de uma das ações que irão compor o programa Sanear e Preservar: O Foco é Educar”, antecipou Rose Sirço, informando que também estabeleceu parceria com o Rotary Club Ivaiporã, com o qual irá trabalhar o tema Reciclagem, desenvolvendo o Ônibus Robótica, que consiste em equipar 2 ônibus para aula de robótica, além de atividades em sala de aula e visitas a campo.

Com a comunidade escolar, Rose Sirço contou que será promovida a Ação – Leitura: viajando pelo saber, desenvolvida nas escolas e nas casas dos estudantes, bem como visitas a bibliotecas, Sesi e Sesc, participação em feiras de livros e exposição de trabalhos. A “Ação – Leitura: viajando pelo saber” será lançada no dia 1º de agosto, às 09h00, no Sesc Ivaiporã, voltada aos estudantes do ensino fundamental I.

As parcerias não param! O Departamento Municipal de Educação vai realizar a III Caminhada Ecológica Pedagógica do Município de Ivaiporã com apoio do Departamento de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, no dia 21 de agosto. Rose Sirço disse que irão participar alunos do 5º ano da rede municipal de ensino, que também irão desenvolver atividades em sala de aula, englobando o tema: Recursos Naturais.

Com o Departamento Municipal de Meio Ambiente foi assinada adesão ao programa Consciência Ambiental, que inclui participação nas atividades e visitas a campo. Neste, os estudantes da rede municipal de ensino - fundamental I trabalham o tema: Educação Ambiental.

Rose Sirço reforçou que os mencionados projetos e ações integram o programa “Sanear e Preservar: O Foco é Educar”, que irá concorrer ao V Prêmio Gestor Público, que tem como tema central: Saneamento Básico: Essencial Para Uma Vida Saudável.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Diretora do Departamento Municipal de Educação, Rose Sirço, vai inscrever programa no V Prêmio Gestor Público Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Diretora do Departamento Municipal de Educação, Rose Sirço, vai inscrever programa no V Prêmio Gestor Público

 Galeria de Fotos

 Veja Também