(43) 3471-1950 / OUVIDORIA - 0800-649 3472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Rua Rio Grande do Norte, 1000

GESTÃO ATUAL
O MUNICÍPIO
SERVIÇOS
Consignet Ouvidoria Sala do Empreendedor
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / União
Visualizada 133 vezes
Quinta-feira, 10 de agosto de 2017
Prefeitos da região debatem criação da Associação Central dos Municípios
O prefeito de Ivaiporã disse que a cada 90 dias poderá ser realizada uma macro reunião com a Associação Central dos Municípios, Amuvi e a Amocentro
 
Membros do Governo participam da reunião em Ivaiporã
Membros do Governo participam da reunião em Ivaiporã
Prefeitos e lideranças registram encontro com membros do Governo, após debate sobre Associação Central dos Municípios

Nos próximos dias, pode ser fundada na região uma associação de municípios. A ideia, segundo os prefeitos, é criar a Associação Central dos Municípios, visando fortalecer os interesses dos municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, São João do Ivaí, Godoy Moreira, Faxinal, Mauá da Serra, Manoel Ribas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cândido de Abreu, Cruzmaltina e Nova Tebas.

Os participantes defenderam que a Associação Central dos Municípios nascerá com algumas propostas, como a concretização do Hospital Regional; construção do Abatedouro de Frango; duplicação da Rodovia PR-466, entre Mauá da Serra e Pitanga; estadualização e pavimentação da estrada que liga Godoy Moreira e Jardim Alegre, passando por Lunardelli e pelo distrito do Jardim Florestal; construção da ponte sobre o Rio Ivaí, ligando Grandes Rios e Jardim Alegre; estrada ligando Arapuã e Nova Tebas; e a regionalização do aeroporto em Manoel Ribas.

Os trâmites estão em andamento e todos assinaram uma Carta de Intenções para o estudo da viabilidade, realizado por uma empresa de consultoria, que deve apresentar os resultados aos prefeitos nos próximos dias.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), comentou que a ideia não é um racha na Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) e sim o fortalecimento da região administrativa de Ivaiporã, onde estão os escritórios regionais do Governo do Estado e vários órgãos da União, como é o caso do posto de atendimento do INSS. “Não temos nenhum resquício da eleição da Amuvi, mas que ela dividiu a Amuvi. Não tenho dúvidas. O que temos é interesse de ver a nossa microrregião crescer, por isso, temos que correr atrás dos nossos interesses. Para isso, estamos unidos aos municípios do mesmo porte e com os mesmos projetos”, afirmou Miguel Amaral. 

Além disso, o prefeito de Ivaiporã disse que a cada 90 dias poderá ser realizada uma macro reunião com a Associação Central dos Municípios, Amuvi e a Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná). “Não tirando a força dessas associações, mas pelo contrário, articulando a região para que vá ao encontro dos interesses de todos”, reforçou Miguel Amaral.

A primeira reunião aconteceu na Prefeitura de Ivaiporã, na sexta-feira, com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e com o deputado estadual Alexandre Curi.

Foram apresentados os motivos da criação da Associação Central dos Municípios, que a princípio poderá agrupar 16 municípios do centro do Paraná – com a participação dos municípios de Cândido de Abreu, Nova Tebas e Manoel Ribas, os quais afirmam que vão participar da Associação Central dos Municípios, sem se desligar da Amocentro com sede em Pitanga.

A reunião foi iniciada pelo prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral. Na sequência, cada um dos prefeitos expor opinião e se posicionou sobre os benefícios da Associação Central dos Municípios. Uma das opiniões mais contundentes foi do prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, que comentou que a região não pode ficar refém de interesses diferentes ao do desenvolvimento dos municípios.

Cantagallo afirmou que todos os prefeitos precisam ser fieis aos deputados estaduais. “Agradeço aos meus deputados pelas conquistas que têm mandado para Faxinal e que têm feito como que a nossa administração tenha sido reconhecida pela população”, declarou.

O prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura, parabenizou o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, pela iniciativa e disse que a Associação Central dos Municípios vai abrir portas para a região junto ao Governo do Estado e deve trabalhar especialmente no desenvolvimento de projetos visando à geração de emprego e renda.

Participaram da reunião os prefeitos Deodato Matias (Arapuã), Augusto Cicatto (Ariranha do Ivaí), Miguel Amaral (Ivaiporã), José Roberto Furlan (Jardim Alegre), Adalto Mandu (Lidianópolis), Reinaldo Grola (Lunardelli), Fábio Hidek Miura (São João do Ivaí), José Gonçalves (Godoy Moreira), Ylson Cantagallo (Faxinal), Hermes Witchoff (Mauá da Serra) e Bete Camilo (Manoel Ribas), também representantes dos municípios de Bom Sucesso, Borrazópolis e Cruzmaltina.

 

Membros do Governo apoiam

Seja qual for a decisão dos prefeitos de criar ou não a Associação Central dos Municípios, o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e os deputados estaduais Ademar Traiano, Alexandre Curi e Artagão Júnior falaram que o Governo do Estado estará junto. “Na opinião dos prefeitos, a Associação Central dos Municípios funciona melhor. Portanto, o que for decidido terão o nosso apoio”, garantiu Rossoni.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, avaliou que um número menor de municípios facilita a articulação política, lembrou que Ivaiporã é polo regional importante e defendeu que a liderança da região precisa ser comandada por Ivaiporã.

O deputado estadual Alexandre Curi e o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, também manifestaram apoio aos prefeitos. “Estamos aqui porque gostamos da região e temos trabalho prestado para os municípios envolvidos. Por isso, a decisão dos prefeitos será a nossa decisão”, declarou Curi.

Fonte: Paraná Centro

 
 
 Galeria de Fotos
Membros do Governo participam da reunião em Ivaiporã Prefeitos e lideranças registram encontro com membros do Governo, após debate sobre Associação Central dos Municípios
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
Horário de Atendimento: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

(43) 3471-1950 / OUVIDORIA - 0800-649 3472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Rua Rio Grande do Norte, 1000