Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Esporte

Abertura do 30º Jojups em Ivaiporã será na sexta-feira, dia 25, com Ginásio de Esporte Sapecadão revitalizado

Quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Última Modificação: 23/08/2017 16:22:31 | Visualizada 727 vezes

O Ginásio de Esporte Sapecadão será palco de uma das mais importantes fases do 30º Jojups (Jogos da Juventude do Paraná) - Fase Final B, e uma das maiores competições esportivas do Estado. A abertura, que ter


Ouvir matéria

A abertura do 30º Jogos da Juventude (Jojups) – Fase Final B, que será na sexta-feira, dia 25 de agosto, às 20h00, em Ivaiporã, marcará a conclusão da obra revitalização do Complexo Desportivo Leovegildo Barbosa Ferraz, que envolve o Ginásio de Esporte Sapecadão e o Estádio Dr. Manoel Fernandes Silva.

Integra a programação de abertura do 30º Jojups a apresentação da Companhia Espaço Sou Arte (Campo Mourão), desfile das delegações de 111 municípios e a participação do ex-atleta Giba (Gilberto Godoy Filho), campeão olímpico e mundial com a Seleção Brasileira de Vôlei. A entrada é gratuita. 

Os Jojups são realizados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Ivaiporã, e organizados pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, e pelo Departamento Municipal de Esporte de Ivaiporã. Segundo a organização, Ivaiporã receberá 3 mil atletas de 111 municípios, comissão técnica e árbitros.

Na segunda-feira, dia 21 de agosto, estiveram no Sapecadão o prefeito Miguel Amaral; diretor do Departamento Municipal de Esporte, Jaime Sacco; diretora do Departamento Municipal de Cultura, Amanda Rafael; chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (Seet), Leonardo Arruda; coordenadores técnicos da Seet, Vítor Martinez e Agnaldo Luiz Baldo; diretor do Campus da UEM de Ivaiporã, Ricardo Carminato; e o comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, major Laércio Sagati.

Miguel Amaral confessou que espera ver o Sapecadão lotado na abertura dos Jojups, assim como acontecia durantes as grandes competições. “O Sapecadão, que é considerado um dos maiores ginásios do Paraná, será palco do grande encontro das delegações de 111 municípios”, disse Miguel Amaral.

O prefeito aproveitou para agradecer ao reitor da UEM, Mauro Baesso, e ao diretor do Campus da UEM de Ivaiporã, Ricardo Carminato, “porque quando os convoquei a investir também na revitalização não mediram esforços, assim como fez a administração municipal”, afirmou o prefeito. Conforme lembrou o prefeito, como o Sapecadão tem uso compartilhado entre a Prefeitura e a UEM, o espaço será utilizado para promover outros eventos, como, por exemplo, o XXVI Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, nos dias 7 e 8 de outubro, com a apresentação de 50 corporações do Paraná – reunindo 3 mil músicos.

 

Legado esportivo

O legado que o 30º Jojups irá deixar em Ivaiporã foi comentado por Ricardo Carminato. “A visão do prefeito Miguel Amaral é muito importante, porque a estrutura do Sapecadão será utilizada pelo curso de Educação Física, o que irá melhorar muito a qualidade do ensino e das pesquisas”, comentou o diretor do Campus da UEM.

Segundo Ricardo Carminato, alguns alunos do Campus da UEM, que oferece os cursos de Educação Física, História e Serviço Social, irá compor comissões de organização e recepção durante os Jojups.

A obra externa no Sapecadão ficou a cargo da Prefeitura, e as melhorias na rede elétrica, hidráulica, vestiários e a pintura interna sob a responsabilidade da UEM.  Além disso, a Prefeitura alargou em 2 metros a Avenida Espanha, que fica na lateral do Ginásio de Esportes Sapecadão, o que irá facilitar o tráfego durante as competições.

A expectativa para a abertura dos Jojups é a melhor. Quem afirmou foi Jaime Sacco, que considera um grande desafio para o município receber 3 mil atletas, dirigentes e árbitros. “Restam alguns detalhes. Mas os preparativos foram cumpridos a tempo”, disse o diretor municipal de Esporte.

Leonardo Arruda parabenizou o prefeito Miguel Amaral pelo empenho e dedicação, e por horar o compromisso assumido com o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, revitalizando o Complexo Desportivo Leovegildo Barbosa Ferraz. “O prefeito Miguel Amaral vai proporcionar uma grande abertura do 30º Jojups, e durante as competições teremos a cidade preparada para receber delegações de 111 municípios”, declarou Leonardo Arruda.

Na opinião do chefe do Escritório Regional da Seet a população vai aproveitar o legado deixado pelo prefeito Miguel Amaral. “Espero que Ivaiporã continue realizando jogos em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo”, desejou Leonardo Arruda.

No que se refere à segurança durante os dias de competições o major Sagati explicou a Polícia Militar fará um trabalho diferenciado e intensificado nos espaços onde haverá jogos. “Realizaremos operações simultâneas envolvendo um efetivo policial maior, assim como mais viaturas em circulação. O objetivo é oferecer segurança reforçada para que os Jogos da Juventude do Paraná transcorram da melhor maneira possível em Ivaiporã”, explicou o comandante da Polícia Militar.

O major Sagati antecipou que os policiais militares que estariam de folga serão convocados para reforçar a segurança durante o evento esportivo.

Os Jojups envolverão cerca de 200 equipes, 250 jogos e 250 árbitros. Durante a Fase Final B serão servidas 42 mil refeições no salão da Paróquia Santíssima Mãe de Deus. Além disso, os hotéis têm ocupação garantida durante as competições.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também