Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Parceria

Equipe da Carreta do Sesi faz 1.008 exames preventivos relacionados ao câncer em Ivaiporã

Sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Última Modificação: 25/08/2017 08:16:30 | Visualizada 518 vezes

Foram realizados exames de mamografia (115), Papanicolau (79), PSA (368) e de pele (446)


Ouvir matéria

Entre os dias 15 e 18 de agosto, a equipe do programa Cuide-se + Prevenção do Câncer do Serviço Social da Indústria (Sesi), que integra a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), realizou 1.008 exames de mamografia (115), Papanicolau (79), PSA (368) e de pele (446) para quem tinha alguma evidência/mancha preocupante – totalizando 586 pacientes, uma vez que muitos realizaram dois tipos de exames.

A carreta com consultório, que veio a Ivaiporã por solicitação do prefeito Miguel Amaral, atendeu na Avenida Brasil, em frente a Pernambucanas.

Na sexta-feira, dia 18, Nelseu Garcia e Albertina Garcia realizaram exames preventivos e parabenizaram a iniciativa da administração municipal. “Os municípios da região deveriam seguir os bons exemplos de Ivaiporã. Por isso, parabenizo o prefeito Miguel Amaral e fico emocionado por vê-lo dar demonstração de preocupação com a população menos favorecida”, afirmou Nelseu Garcia.

O casal reconheceu que os três exames realizados na Carreta do Sesi – PSA, mamografia e Papanicolau, representaram uma grande economia, e elogiou a equipe do Sesi. “É maravilhosa e educada. Fui muito bem atendida! Parabéns Ivaiporã. Parabéns Miguel Amaral”, reforçou Albertina Garcia.

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, agradeceu à equipe da Carreta do Sesi, em nome do prefeito Miguel Amaral, que não se despediu devido a compromissos agendados. “A equipe desempenhou um magnifico trabalho em Ivaiporã, onde beneficiou a população mais carente. Inclusive, superou as expectativas”, reconheceu Claudeney Martins.

Os 586 pacientes que passaram pela Carreta do Sesi foram atendidos por Elisa Borella (enfermeira), Larissa Marcondes (enfermeira), Jennifer Assis (técnica em radiologia), Duany Silva (técnica em radiologia), Patrícia Rodrigues (setor administrativo) e Monalisa Menegat (setor administrativo).

A enfermeira Larissa Marcondes observou que os atendimentos foram realizados na área central, mas a população se deslocou dos mais variados bairros, distritos e municípios. “A maior parte dos pacientes fez dois exames, o que demonstra consciência em relação à prevenção aos tipos de câncer. Mas o que mais chamou a atenção foi a quantidade de homens que realizou exame de PSA, porque normalmente eles não se previnem”, comentou Larissa Marcondes.

A enfermeira antecipou que alguns exames de pele são preocupantes – especialmente quem tem pele muito clara. Por isso, aconselhou o uso de protetor solar acima de 50.  

A vinda da carreta do programa Cuide-se + Prevenção do Câncer também integra o programa Saúde nos Bairros, lançado pela Prefeitura de Ivaiporã e coordenado pela médica veterinária Marcelle Mareze.

 

Agradecimento

O prefeito Miguel Amaral agradeceu à Elisa Borela, Larissa Marcondes, Jennifer Assis, Duany Silva, Patrícia Rodrigues e Monalisa Menegat pelo atendimento prestado à população da região e especialmente ao presidente da Fiep, Edson Campagnolo, por atender ao pedido da Prefeitura de Ivaiporã e enviar o programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, bem como ao gerente de operações do Sesi, Dener José de Souza, pela atenção dada ao município.

Devido à satisfação da população e pensando naqueles que não foram atendidos por causa do limite de exames, o prefeito Miguel Amaral solicitou ao presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o retorno da Carreta do Sesi, o que poderá depender da disponibilidade do serviço, uma vez que atende o Estado do Paraná.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Nelseu Garcia e Albertina Garcia fazem exames e agradecem a Marcelle Mareze e Claudeney Martins Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Nelseu Garcia e Albertina Garcia fazem exames e agradecem a Marcelle Mareze e Claudeney Martins

 Galeria de Fotos

 Veja Também