Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Meio Ambiente

Dia da Árvore é comemorado no Parque Ambiental Jardim Botânico de Ivaiporã

Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Última Modificação: 25/09/2017 11:15:13 | Visualizada 920 vezes

O diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Jayme Ayres, explicou foram pensadas várias atividades no âmbito do programa Consciência Ambiental


Ouvir matéria

Na quinta-feira, dia 21 de setembro, comemorou-se o Dia da Árvore. Em Ivaiporã, a Prefeitura recebeu centenas de crianças de escolas públicas, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, no Parque Ambiental Jardim Botânico.

O diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Jayme Ayres, explicou foram pensadas várias atividades no âmbito do programa Consciência Ambiental para serem desenvolvidas em comemoração ao Dia da Árvore. “A previsão é receber cerca de 1.000 estudantes para participar de 3 atividades: passeio na trilha interpretativa, exposição fotográfica em parceria com o Campus do Instituto Federal do Paraná [IFPR] e plantio de mudas”, explicou Jayme Ayres. A ação também inclui visita ao Viveiro de Mudas.

Também foi parceira das atividades rede municipal de ensino a bióloga Camila Kwiatkoski Timóteo, que explicou às crianças a origem da cada árvore e as mais adequadas para plantio urbano e rural. Camila Timóteo, que colaborou voluntariamente, afirmou que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Ivaiporã, via Departamento Municipal de Meio Ambiente, é exemplar. “Peguei algumas espécies de plantas, mudas que são doadas à população, porque algumas despertam algumas curiosidades, como o Pau Brasil e Araucária, para explicar como é feito o trabalho no Parque Ambiental Jardim Botânico”, contou a bióloga.

A coordenadora do programa Consciência Ambiental, Tânia Alves, informou que, as terças e quintas-feiras, recebe visita de estudantes e, desta vez, aproveitou para reforçar os cuidados que elas devem ter com a natureza. “Os alunos estão adorando a visita que visa comemorar o Dia da Árvore”, afirmou Tânia Alves.

Bruna Rodrigues do Prado e Heloísa Hruba representaram o IFPR e explicaram aos alunos o objetivo da exposição fotográfica, que inclui as mais variadas imagens de Ivaiporã. Trata-se de um projeto da professora Sônia Mendes que resgata as memórias de Ivaiporã.

João Henrique de Paiva, auditor fiscal, também aproveitou o Dia da Árvore e plantou uma muda de Acácia-Amarela no Parque Ambiental Jardim Botânico, onde crianças passearam acompanhadas com professoras. “Viemos dar um passeio e comemorar o Dia da Árvore. Dessa forma, as crianças ficam mais próximas ao meio ambiente. Afinal, passeio ao ar livre faz bem”, opinou Franciele de Sousa Aguiar, que leciona na Escola Municipal Carlos Lacerda.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, lembrou que o município tem diversos espaços verdes, reforçou a importância da conscientização e defendeu que o plantio de mudas gera sombra, melhoria da qualidade de vida, redução da temperatura – entre outros benefícios. “Por isso, é fundamental ensinar as crianças como cuidar da natureza para que possam se tornar adultas conscientes”, declarou Miguel Amaral.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

João Paiva, auditor fiscal, também aproveita Dia da Árvore e planta muda de Acácia-Amarela Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: João Paiva, auditor fiscal, também aproveita Dia da Árvore e planta muda de Acácia-Amarela

 Galeria de Fotos

 Veja Também