Sexta-feira, 10 de março de 2017
Última Modificação: 13/03/2017 15:19:43 | Visualizada 1504 vezes
Idealizado para reunir cerca de 500 mulheres, o evento atraiu cerca 900 ao salão da Paróquia Santíssima Mãe de Deus, na sexta-feira, dia 10
Ouvir matéria
As organizadoras do 1º Encontro das Mulheres de Ivaiporã, que serviu para comemorar o Dia Internacional da Mulher – celebrado no dia 8 de março, foram unânimes ao afirmar que superou as expectativas de público. Idealizado para reunir cerca de 500 mulheres, o evento atraiu cerca mil ao salão da Paróquia Santíssima Mãe de Deus, na sexta-feira, dia 10.
O 1º Encontro das Mulheres de Ivaiporã foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, Câmara da Mulher Rural, Acisi Mulher e a Emater, apoiado pelos Departamentos Municipais de Agricultura, Saúde e Educação, bem como pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios.
Para fazer parte da comemoração, as organizadoras convidaram a psicanalista, escritora e consultora da Rede Globo, Lígia Guerra, que participa, há 3 anos, no programa Encontro com Fátima Bernardes.
Simpática e irreverente, Lígia Guerra se mostrou feliz por estar em Ivaiporã e confessou que gosta de conversar com grandes plateias. “A minha alegria é a alegria de quem me contrata – especialmente de quem vem me prestigiar. Afinal, trata-se de um dia útil de trabalho e, mesmo assim, centenas de mulheres dedicaram horas para partilhar histórias e esclarecer dúvidas”, analisou a psicanalista.
Na ocisão, Lígia Guerra quebrou alguns paradigmas e estereótipos, afirmando que as mulheres têm uma visão equivocada do machismo e do próprio feminismo. “Acredito que a mudança, embora estejamos predominantemente entre mulheres, precisa ser em conjunto: entre homens e mulheres”, defendeu.
Lígia Guerra, que nasceu em Santa Catarina, garantiu que a mulher paranaense é muita empreendedora. “A mulher paranaense me surpreende, porque ela vai para o campo, investe no próprio comércio e na educação. No Paraná, sou muito bem acolhida por elas e recebo um feedback muito bacana”, assegurou a palestrante, observando que, em Ivaiporã, “as mulheres compareceram ao evento sedentas de conhecimento e não apenas para fazer um social”. Lígia Guerra aproveitou para agradecer às organizadoras pelo convite e especialmente pela receptividade. “Espero deixar uma diferença positiva para a cidade de Ivaiporã”, desejou a psicanalista.
Amaral e Pessuti parabenizam mulheres
O prefeito Miguel Amaral, que sancionou a Lei 2.962 de 22 de fevereiro de 2017, instituindo a Comemoração do Dia Internacional da Mulher, no âmbito municipal, parabenizou as organizadoras do 1º Encontro das Mulheres de Ivaiporã: Amanda Amaral Rafael (Departamento Municipal de Cultura), Sirlene Marynowski (Câmara da Mulher Rural), Danúbia Palma (Acisi Mulher) e Vitória Maria Montenegro Holzman (Emater).
Miguel Amaral defendeu a importância de promover um evento municipal voltado especialmente para as mulheres, e não comemorações isoladas, por entende que as mulheres são as bases das famílias e de grandes empresas, quer sejam privadas ou públicas. “Na Prefeitura de Ivaiporã, por exemplo, as mulheres estão no 1º escalão e, cada vez mais, elas conquistam importantes espaços na sociedade”, opinou o prefeito.
O ex-governador e diretor do BRDE (Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul), Orlando Pessuti, que completou 64 anos, na sexta-feira, dia 10 de março, afirmou que se tratou de um dia importante para Ivaiporã e especialmente para as organizadoras do 1º Encontro das Mulheres. “Elas [organizadoras] conseguiram reunir um número surpreendente de mulheres. Em primeiro lugar, parabenizo o prefeito Miguel Amaral, vice-prefeito Ilson Gagliano, mulheres que compõem a administração municipal e especialmente aquelas que se envolveram na organização do evento”, declarou Orlando Pessuti.
Mulheres líderes comentam evento
A delegada da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Amanda Goedert Pavan, que integra a Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB de Ivaiporã, participou do 1º Encontro das Mulheres e agradeceu às organizadoras pelo convite. “O evento é muito relevante para o município de Ivaiporã, por isso, defendo que deve ser promovido anualmente. A Comissão da Mulher Advogada vai continuar parceira e espero poder reforçar os laços com a Prefeitura de Ivaiporã”, informou a advogada.
Quem representou a Associação de Senhoras de Rotarianos de Ivaiporã foi Analucia Sacco, que também parabenizou a organização do 1º Encontro das Mulheres. “Nunca vi tantas mulheres juntas”, brincou.
A presidente da Câmara da Mulher Rural, Sirlene Marynowski, confesso que, no final, a sensação foi de dever cumprido e realização. “É a prova que é possível realizar grandes eventos quando há parcerias e união. Além disso, o público interage e faz mais amizade”, referiu.
A primeira dama Nair Amaral, que faz parte da Acisi Mulher, defendeu que foi uma homenagem mais que justa para as mulheres. “É uma forma de fazer com que as mulheres se sintam valorizadas. Portanto, a administração municipal e as organizadoras estão de parabéns, porque o público-alvo correspondeu ao convite”, disse Nair Amaral, lembrando que motiva a promover mais eventos em parceria.
A empresária Eliane Croceta, que voluntariamente mobilizou as mulheres no distrito do Alto Lajeado, afirmou que o 1º Encontro das Mulheres “foi um espetáculo”. Ela confessou que esperava 500 mulheres, mas a adesão superou as expectativas. “Comprova que as mulheres gostam de sair de casa e conhecer novidades”, analisou a empresária.
No final do evento, a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Amanda Amaral Rafael, agradeceu às demais organizadoras e especialmente às mulheres que aderiram à iniciativa, surpreendendo inclusive a organização. Além disso, confessou o desejo de superar, em 2018, ajudando a promover o 2º Encontro das Mulheres de Ivaiporã.
Conforme anunciado, as organizadoras sortearam diversos brindes entre as mulheres que compareceram ao evento. Durante o sorteio, a primeira dama Nair Amaral perguntou qual era idade da mulher mais idosa presente no salão e, para espanto da maioria, se apresentaram 3 mulheres com 82, 83 e 86 anos. Elas receberam brindes e comprovaram que não há limite de idade quando se trata de comemorar o Dia Internacional da Mulher, animado pelo cantor Diou Carlos e pelo professor de Educação Física, Edgar Aguiar, que fez o público dançar.
Empresas colaboram com 1º Encontro de Mulheres de Ivaiporã
O 1º Encontro de Mulheres de Ivaiporã contou com o patrocínio e colaboração da Coamo, Sicredi, Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) de Ivaiporã, C. Vale - Cooperativa Agroindustrial, Univale – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, Torres Engenharia, Santuário Decorações, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cresol, Aguardente Sono Tranquilo, Sicoob, Sanepar e Jornal Paraná Centro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Secretaria de Cultura de Ivaiporã realiza espetáculo 4 Reinos com 180 alunos para receber Papai Noel
Ivaiporã inicia festividades natalinas com espetáculo de luzes e magia dia 8 no Jardim Botânico