Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Desenvolvimento integral das crianças

Supervisores do programa Criança Feliz de Ivaiporã e região são capacitados pelo MDS

Terça-feira, 17 de abril de 2018

Última Modificação: 17/04/2018 16:18:01 | Visualizada 825 vezes

A equipe do MDS é composta pela assessora da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Maria Cícera Pinheiro; analista de dados, Ana Angélica Rodrigues Alves; e pela consultora Katiuscia da Fé.


Ouvir matéria

Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) veio de Brasília capacitar servidores do programa Criança Feliz, que atuam em Ivaiporã e região. O programa Criança Feliz, coordenado pelo MDS, tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a família e o contexto de vida.

O programa prioriza gestantes e crianças de até 3 anos (beneficiárias do Bolsa Família) e as de até 6 anos e as famílias favorecidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados, que fazem visitas domiciliares periódicas.

A equipe do MDS é composta pela assessora da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Maria Cícera Pinheiro; analista de dados, Ana Angélica Rodrigues Alves; e pela consultora Katiuscia da Fé.

A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, contou que a capacitação conta com representantes de 32 municípios, que aderiram ao programa Criança Feliz, mas não foram capacitados anteriormente. “Em Ivaiporã, selecionamos 150 famílias que se enquadram nos critérios do programa Criança Feliz. Desse total, 120 são atendidas desde março de 2017 por uma equipe que é custeada pelo MDS”, explicou.

Segundo Gertrudes Bernardy as visitas as famílias são feitas semanalmente. Em seguida, passam a ser a cada 15 e depois mensais – enquanto a criança não atinge 3 anos de idade.

Na abertura da capacitação, o vice-prefeito Ilson Gagliano, que representou o prefeito Miguel Amaral, em virtude do cumprimento de agenda em Curitiba, lembrou que não houve caso de mortalidade infantil no município, em 2017. “Portanto, é o reflexo do trabalho desenvolvido especialmente na prevenção”, referiu Ilson Gagliano, que defendeu a continuidade do programa Criança Feliz, independente de mudanças no Governo Federal.

“A equipe do Departamento Municipal de Assistência Social é excelente e está de parabéns pelas ações desenvolvidas em prol das famílias em vulnerabilidade”, reconheceu o vice-prefeito, que também deu as boas-vindas aos representantes dos demais municípios da região.

A capacitação, que tem duração de 40 horas, iniciou na segunda-feira, dia 16 de abril, encerra na sexta-feira, dia 20. No total, participam 30 servidores. Além das dinâmicas dadas no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, a capacitação inclui visita monitorada para famílias atendidas pelo programa no município, com três supervisores, na quinta-feira, dia 19.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também