Terça-feira, 24 de abril de 2018
Última Modificação: 24/04/2018 14:10:51 | Visualizada 734 vezes
"A capacitação dos servidores do programa Criança Feliz superou as expectativas e contamos com total apoio do prefeito Miguel Amaral e da respectiva equipe administrativa", afirmou Maria Cícera Pinheiro
Ouvir matéria
“A capacitação dos servidores do programa Criança Feliz superou as expectativas e contamos com total apoio do prefeito Miguel Amaral e da respectiva equipe administrativa – especialmente do Departamento Municipal de Assistência Social”. Esta afirmação é da assessora da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Maria Cícera Pinheiro, que esteve em Ivaiporã, entre os dias 16 e 20 de abril, com a analista de dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ana Angélica Rodrigues Alves, e a consultora Katiuscia da Fé.
Durante esse período, foram capacitadas 39 servidoras, que representaram 32 municípios do Estado. Maria Cícera Pinheiro, Ana Alves e Katiuscia da Fé vieram de Brasília e asseguraram que foram muito bem recebidas na Prefeitura e pela população.
“A equipe do Departamento Municipal de Assistência Social desenvolve um belíssimo trabalho com crianças, oferecendo trabalhos manuais, artes maciais, teatro e música, nos projetos sociais que visitei com Ana Alves e Katiuscia da Fé, bem como por meio do programa Criança Feliz. Por isso, a cidade de Ivaiporã está de parabéns”, reconheceu Maria Cecília Pinheiro, garantindo que os resultados irão surpreender. “As equipes que participaram da capacitação se mostraram bastante interessadas no programa Criança Feliz”, acrescentou.
O programa Criança Feliz, coordenado pelo MDS, foi implantado em Ivaiporã, em março de 2017, e atende 120 famílias das 150 cadastradas. Tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a família e o contexto de vida. “Além disso, proporciona o vínculo entre as famílias, combate a violência e vulnerabilidade nas comunidades. Afinal, evidencias científicas comprovam que crianças acompanhadas com a metodologia do programa crescem amorosas e humanas”, explicou Maria Cícera Pinheiro.
A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, lembrou que o programa Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de até 3 anos (beneficiárias do Bolsa Família) e as de até 6 anos e as famílias favorecidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados, que fazem visitas domiciliares periódicas. “O programa, que é mantido pelo Governo Federal, não causa prejuízo ao município. Pelo contrário! Por isso, o Departamento Municipal de Assistência Social aderiu e passou a obter excelentes resultados com a metodologia aplicada às famílias que são retiradas da condição de vulnerabilidade”, afirmou Gertrudes Bernardy.
O prefeito Miguel Amaral reforçou o convite a equipe do MDS para retornar ao município sempre que for necessário, e parabenizou as servidoras que participaram da capacitação. “É muito importante dar atenção à primeira infância, realizar visitas às famílias atendidas e orientá-las a respeito das questões relacionadas à proteção, estímulo e à garantia da saúde”, defendeu Miguel Amaral.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Polícia Militar e Prefeitura de Ivaiporã formam 313 alunos da rede municipal no Proerd
Prefeitura de Ivaiporã conclui obras de recape em 6 ruas do Jardim Nova Porã