Segunda-feira, 21 de maio de 2018
Última Modificação: 21/05/2018 15:01:50 | Visualizada 1173 vezes
O esporte tem sido uma das principais armas para combater à criminalidade, prostituição e o consumo de drogas nas escolas
Ouvir matéria
O xadrez é uma modalidade que exige raciocínio lógico, concentração e muita habilidade para desvendar as armadilhas e truques feitos no tabuleiro. A categoria envolve atletas das mais variadas idades e pode ser praticada desde cedo até a velhice, pois auxilia no desenvolvimento do cérebro e na capacidade intelectual de quem o pratica.
Na Casa da Amizade, em Ivaiporã, os enxadristas que disputam o 65º Jogos Escolares do Paraná tiveram vários desafios desde o início da competição. Os jovens participaram das três principais categorias do xadrez: relâmpago, rápido e convencional.
Os atletas da cidade de Manoel Ribas se destacaram nas categorias do feminino A e masculino A. Maíra Rita Mandu Antonelli/Colégio Estadual Professora Reni Correa Gamper foi campeã das três modalidades. Além dela, os meninos Ivan Kuelkamp Silveira e Marco Aurélio Comunello Nunes, também do Colégio Estadual Professora Reni Correa Gamper, se revezaram na liderança das provas.
Para Ivaiporã, a categoria masculino B foi o grande orgulho. Os meninos conquistaram o Ouro no xadrez convencional e o 2º e 3º lugar no rápido. “Incentivamos demais os nossos alunos para que eles treinem, estudem e cheguem cada vez mais longe. Por isso, passar para a macro é um motivo de grande orgulho para nós de Ivaiporã”, disse Adriano Diglio, vice-diretor do Colégio Estadual Bento Mossurunga.
O grupo de enxadrista de Ivaiporã é novo, mas as conquistas fazem parte da ação do professor Elder José Silva e da direção da escola que incentivam o esporte em geral. “Por enquanto treinamos os alunos no contraturno e eles também jogam durante o recreio. Esta geração de alunos é muito boa e dedicada”, contou o professor.
O esporte tem sido uma das principais armas para combater à criminalidade, prostituição e o consumo de drogas nas escolas. “Procuramos sempre incentivar a prática de qualquer modalidade, porque é a maneira mais eficiente que temos de manter as crianças afastadas das ruas e das más companhias”, explicou o Diglio.
Confira no link a listagem completa da classificação dos participantes do xadrez de todas as categorias e fique por dentro de quem vai estar representando o município na fase macrorregional de Sertanópolis.
Os Jeps são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Núcleo Regional de Educação, e Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Esporte.
Marinna Protasiewytch
Acompanhe os Jeps pelo
Fonte: Secretaria de Estado do Esporte e Turismo
Prefeitura de Ivaiporã inaugura Praça Manuel Marques Pereira com R$ 431.258,44 em investimentos
Prefeito Carlos Gil apresenta demandas de Ivaiporã a deputados estaduais e federal em Curitiba