Terça-feira, 05 de junho de 2018
Última Modificação: 05/06/2018 11:19:58 | Visualizada 1323 vezes
O atendimento a gestante no município de Ivaiporã segue as diretrizes do Programa Rede Mãe Paranaense
Ouvir matéria
Em 2017, Ivaiporã reduziu para zero a número de mortalidade infantil. A taxa de mortalidade infantil é um indicador social representado pelo número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida – a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. É um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade, país ou região.
O atendimento a gestante no município de Ivaiporã segue as diretrizes do Programa Rede Mãe Paranaense. A gestante é estratificada em cada consulta, risco habitual, intermediário e alto risco, classificação esta que é baseada no histórico/clínico-obstétrico e/ou social da mãe. A estratificação define o local onde a gestante será acompanhada desde o pré-natal ao pós-parto. Porém, sempre vinculada à Atenção Básica.
O trabalho da Estratégia Saúde da Família consiste também em captar precocemente as gestantes para iniciar o pré-natal, diminuindo os riscos de complicações para a mãe e a criança. Após o nascimento, a criança é acompanhada pela Estratégia Saúde da Família, por meio da puericultura (consulta de acompanhamento do desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças, que vai do nascimento aos 5 anos de idade).
A equipe do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã lembra que a mortalidade infantil é um problema de saúde pública e influenciada por diversos fatores. Inclusive, alguns fogem da governabilidade do sistema de saúde. Fatores socioeconômicos e externos, como, por exemplo, acidentes automobilísticos.
No entanto, o município de Ivaiporã, com o auxílio da 22ª Regional de Saúde, desenvolveu ações de capacitação aos profissionais de saúde envolvidos no pré-natal, reuniões para discussão dos casos clínicos e monitoramento ativo do pré-natal, que contribuíram para reduzir drasticamente o óbito infantil.
Conforme os profissionais de saúde, o desafio é manter a qualidade no atendimento a gestante e a criança, e o indicador positivo sem registro de óbito infantil evitável. O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, avaliou o resultado como muito positivo. “Atribuo aos investimentos realizados pela Prefeitura de Ivaiporã, no Pronto Atendimento e nas Unidades Básicas de Saúde, bem como à dedicação das equipes de trabalho, que não medem esforços e fazem constantes treinamentos”, declarou Claudeney Martins.
Foto/ESB Professional/Shutterstock
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Ivaiporã conquista Selo Diamante de Transparência Pública da Atricon
23 veículos e maquinários serão leiloados pela Prefeitura de Ivaiporã dia 10 de dezembro
Prefeitura de Ivaiporã realizará leilão de 6 terrenos em Furnas e 1 no Jardim Luiz XV