Quarta-feira, 13 de junho de 2018
Última Modificação: 13/06/2018 13:47:13 | Visualizada 464 vezes
A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, afirmou que, em Ivaiporã, o programa Criança Feliz passou a fazer a diferença na vida de dezenas de famílias.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã foi escolhida, mais uma vez, pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para acolher outra etapa do programa Criança Feliz. Trata-se da capacitação sobre Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, que conta com 26 municípios inscritos.
O Departamento Municipal de Assistência Social aderiu ao programa Criança Feliz, em 2017, quando selecionou 150 famílias que se enquadram nos critérios. Desse total, 120 são atendidas por uma equipe que é custeada pelo MDS.
O programa Criança Feliz, que é coordenado pelo MDS, tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a família e o contexto de vida. A meta é priorizar gestantes e crianças de até 3 anos (beneficiárias do Bolsa Família), aquelas de até 6 anos e as famílias favorecidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados, que fazem visitas domiciliares periódicas.
O objetivo da capacitação é formar multiplicadores estaduais no método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança para que possam identificar a interação entre a criança e um familiar – ou cuidadoso. Além disso, visa orientar a família sobre atividades que fortalecem o relacionamento entre a criança e o cuidadoso, e acerca das brincadeiras e atividades comunicativas que estimulam o desenvolvimento saudável da criança.
A capacitação, que iniciou na segunda-feira, dia 11 de junho, inclui atividades de sensibilização, estudos de caso, planejamento de visitas, dramatização, rodas de conversa e visitas às famílias cadastradas. Segundo a equipe do MDS, as atividades encerrarão na sexta-feira, 15.
A equipe do MDS é formada por Queli Cristina Alves (consultora), Arthur Araújo (consultor), Katiuscia da Fé (consultora), Paloma Belfort (assessora do Departamento de Atenção à Primeira Infância), Márcia Cristina Lazari (consultora da Onesco).
A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, afirmou que, em Ivaiporã, o programa Criança Feliz passou a fazer a diferença na vida de dezenas de famílias. “O programa proporciona muitos benefícios às famílias cadastradas, porque deixam de viver em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é mantido pelo Governo Federal, por meio do MDS, responsável por repassar recursos para contratar a equipe de trabalho”, informou Gertrudes Bernardy.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Prefeitura de Ivaiporã arrecada 13.290 kg de alimentos e ração no show da Ana Castela