Segunda-feira, 16 de julho de 2018
Última Modificação: 16/07/2018 21:17:59 | Visualizada 474 vezes
A oficina fez parte das ações do programa Reciclo - Sistema Integrado de Coleta Seletiva
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã desenvolveu oficina interativa com os catadores de materiais recicláveis no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem – anexo ao Aterro Sanitário – em parceria com a Itaipu Binacional e Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).
A oficina fez parte das ações do programa Reciclo – Sistema Integrado de Coleta Seletiva, por meio qual a Prefeitura de Ivaiporã adquiriu uma prensa, moenga, 2 esteiras – uma com 10 metros de comprimento para triagem, e outra para expedição de rejeitos, balança e empilhadeira elétrica de 1.000 quilos cada, e 40 suportes para bags, bem como caminhão de coleta seletiva. Os equipamentos custaram R$240 mil e o caminhão R$242 mil.
Os equipamentos foram instalados no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, onde são utilizados pela Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ivaiporã (Coopemari).
A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Instituto das Águas do Paraná, Tereza Lemes, acompanhou a oficina ministrada para os catadores de materiais recicláveis e se mostrou surpresa com a organização e investimento realizado na área ambiental do município. “Em Ivaiporã encontrei muita organização no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, onde o trabalho é bem desenvolvido com excelentes equipamentos. Além disso, não vi material orgânico com material reciclável. Ou seja, significa que o município separa o lixo”, observou Tereza Lemes.
Segundo a coordenadora a oficina interativa com catadores de materiais recicláveis será realizada em 66 municípios. Por enquanto, foi ministrada em 4 municípios – entre eles, Ivaiporã. “Parabenizo o prefeito Miguel Amaral por ter acompanhado a oficina no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem. Na minha opinião, o apoio dado pelo prefeito é muito importante para os cooperados da Coopemari”, reconheceu Tereza Lemes, que encaminhou fotos do Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem para o Instituto das Águas do Paraná com o objetivo de mostrar que não há insetos e nem animais no ambiente de trabalho.
O prefeito Miguel Amaral agradeceu à coordenadora Tereza Lemes, pela análise do trabalho realizado no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, bem como aos funcionários do Departamento Municipal de Meio Ambiente, e antecipou que os investimentos no meio ambiente irão continuar. “Quando a população separa o lixo e destina corretamente reflete na preservação ambiental e na geração de empregos e renda”, disse Miguel Amaral, que estava acompanhado do diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Alaercio Bufalo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Polícia Militar e Prefeitura de Ivaiporã formam 313 alunos da rede municipal no Proerd
Prefeitura de Ivaiporã conclui obras de recape em 6 ruas do Jardim Nova Porã