Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

6 a 31 de agosto

Prefeitura de Ivaiporã irá vacinar crianças contra sarampo e poliomielite em agosto

Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Última Modificação: 17/07/2018 08:19:04 | Visualizada 1466 vezes

A Prefeitura contratou um pediatra para fortalecer o atendimento preventivo às crianças, por meio da Atenção Básica à Saúde


Ouvir matéria

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e Poliomielite será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto – tendo 18 como o Dia D de mobilização nacional. A população alvo é composta por crianças de 1 aos 4 anos 11 meses e 29 dias.

Os casos confirmados de sarampo nos Estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro levaram as autoridades de saúde lançar alertas sobre as complicações que a doença pode causar, como, por exemplo, infecção nos ouvidos, diarreia, vômito, hemorragia, alterações neurológicas (convulsões e encefalites), pneumonia bacteriana secundária e hepatite.

Em Ivaiporã, o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, informou que a Prefeitura contratou um pediatra para fortalecer o atendimento preventivo às crianças, por meio da Atenção Básica à Saúde. “No Paraná não houve registros de casos da doença. Mas não podemos descuidar. Por isso, iremos reforçar o trabalho preventivo”, informou o prefeito Miguel Amaral.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã, Nilza Fernandes, explicou que a vacina contra o sarampo faz parte do calendário básico de imunização. A criança é vacinada aos 12 meses de vida, quando recebe a 1ª dose, e aos 15 meses de vida, é aplicada a 2ª dose. “A vacina também pode ser aplicada nos adultos abaixo dos 50 anos”, avisou Nilza Fernandes, explicando que a população deve ficar atenta a possíveis contatos com pessoas infectadas com os vírus.

Conforme o Ministério da Saúde o sarampo é uma doença infecciosa aguda e de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. A poliomielite é causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus – geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. Por isso, é importante vacinar. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Nilza Fernandes é coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã ? Lúcia
Legenda: Nilza Fernandes é coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também