Quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Última Modificação: 14/11/2018 15:38:58 | Visualizada 481 vezes
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Educação, e o Sebrae desenvolveram o curso Jovens Empreendedores - primeiros passos (Jepp)
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Educação, e o Sebrae desenvolveram o curso Jovens Empreendedores – primeiros passos (Jepp) no Projeto Renascer e Casa de Vivência/Casa do Adolescente.
O Jepp é um curso do Sebrae destinado a promover a cultura empreendedora e práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender.
A proposta pedagógica do Jepp para cada ano do ensino fundamental é sensibilizar os estudantes a assumir riscos calculados, tomar decisões e a ter um olhar observador para que possam identificar oportunidades de inovações – especialmente em situações desafiadoras. As ações do curso são desenvolvidas por meio de atividades lúdicas.
O Jepp foi desenvolvido com os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais de Ivaiporã, que participam no contraturno no Projeto Renascer e Casa de Vivência/Casa do Adolescente, os quais têm como coordenadores Silvana Zancanella Pessutti e Clodoaldo de Oliveira – respectivamente.
“Houve muito empenho de professores e alunos. Por isso, os objetivos foram alcançados porque foi despertado nos alunos o interesse em empreender”, declarou Clodoaldo de Oliveira, enquanto Silvana Pessutti disse que o Jepp proporcionou oficinas diferentes e interação entre os alunos.
O curso trabalhou temas específicos em cada turma do ensino fundamental: 1º ano (O Mundo das Ervas Aromáticas), 2º ano (Temperos Naturais), 3º ano (Oficina de Brinquedos Ecológicos), 4º ano (Locadora de Produtos) e 5º ano (Sabores e Cores).
O encerramento do curso aconteceu na quarta-feira, dia 7 de julho, no Projeto Renascer e Casa de Vivência/Casa do Adolescente, após 3 meses de atividades e capacitação com professores da rede municipal, que teve 28 horas de duração.
A diretora do Departamento Municipal de Educação, Rose Sirço, agradeceu à diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardes, e aos coordenadores do Projeto Renascer e Casa de Vivência por acolher o Jepp com carinho e entusiasmo, auxiliando no desenvolvimento dos alunos e estimulando a agir como futuros empreendedores.
O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, defendeu que “o associativismo e o empreendedorismo – marca do município, deve ser incutida nas crianças como forma de estimular as tomadas de decisões”.
Por outro lado, Gertrudes Bernardes afirmou que é muito importante incutir nas crianças o espírito empreendedor, “porque aprendem a economizar e a investir, assim, poderão ter o próprio negócio e quem sabe gerar empregos”.
Alessandra Almeida, consultora do Sebrae, parabenizou os alunos envolvidos no Jepp. “O objetivo foi alcançado – fazer com que os alunos tenham contato com o empreendedorismo. Assim, poderão tomar as próprias decisões no futuro”, comentou a consultora do Sebrae. Alessandra Almeida estava acompanhada da consultora do Sebrae no Vale do Ivaí, Joelma Barbosa.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã inaugura Praça Manuel Marques Pereira com R$ 431.258,44 em investimentos
Prefeito Carlos Gil apresenta demandas de Ivaiporã a deputados estaduais e federal em Curitiba