Sábado, 01 de dezembro de 2018
Última Modificação: 01/12/2018 00:12:56 | Visualizada 734 vezes
A titular do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Amélia Carolina Machado Barcelos, afirmou que se tratou de um ato de cidadania
Ouvir matéria
O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen) realizaram casamento civil coletivo, no Ginásio de Esporte Alcebíades Alves, onde 46 casais oficializaram a união no “Dia do Sim” com apoio da Prefeitura de Ivaiporã e do Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen).
A titular do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Amélia Carolina Machado Barcelos, afirmou que se tratou de um ato de cidadania. “A maioria dos casais constituiu família e não formalizou a união devido aos custos financeiros. Portanto, promover a cidadania é gratificante”, declarou Amélia Barcelos, que conversou com os casais sobre os alicerces do casamento, tais como amor, respeito, diálogo e companheirismo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em janeiro, 40 anos após a instituição da Lei do Divórcio, no Brasil, 1 a cada 3 casamentos termina em separação no país. O balanço foi feito com dados entre 1984 e 2016. Mas, segundo Amélia Barcelos, há mais procura pela oficialização da união se comparada com a quantidade de divórcios.
“A família é a base da sociedade. Por isso, é importante garantir a segurança jurídica dos direitos advindos do casamento”, defendeu Amélia Barcelos, que conduziu a cerimônia com a juíza de Paz, Mariana Martins Lourenço dos Santos, e a 1ª vice-presidente do Irpen, Elisabete Regina Vedovatto.
O vice-prefeito Ilson Gagliano parabenizou os casais pela oficialização da união, em nome do prefeito Miguel Amaral, que se encontrava em Curitiba cumprindo agenda de compromissos, e as equipes organizadoras pela realização da cerimônia coletiva.
A primeira-dama Nair Amaral congratulou as equipes organizadoras pelo ato de cidadania e desejou felicidade aos casais. Em seguida, Elisabete Vedovatto deu as boas-vindas aos casais e agradeceu à Prefeitura de Ivaiporã e ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais pela parceria com o Irpen.
A importância o registro civil foi mencionado pelo juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Ivaiporã, José Chapoval Cacciacarro, que citou a constituição da família e a parceria entre Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Irpen, Funarpen e Prefeitura de Ivaiporã.
Na ocasião as irmãs Eduarda Rafaela dos Santos, que vive no Jardim Alvorada, e Silvana dos Santos Oliveira, que mora no distrito do Alto Porã, disseram “sim” aos respectivos companheiros – Rosenaldo Batista da Silva e Reginaldo Pedroso da Silva, e afirmaram que se tratou um momento especial. Eduarda Santos e Rosenaldo Silva viviam juntos há 5 anos, enquanto Silvana Oliveira e Reginaldo Silva partilhavam vida em comum há 16 anos.
A cerimônia foi realizada, na terça-feira, dia 27 de novembro.
Confira mais fotos pela fanpage da Prefeitura de Ivaiporã - https://www.facebook.com/prefeituraivaipora/
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã inaugura Praça Manuel Marques Pereira com R$ 431.258,44 em investimentos
Prefeito Carlos Gil apresenta demandas de Ivaiporã a deputados estaduais e federal em Curitiba