Quarta-feira, 20 de março de 2019
Última Modificação: 20/03/2019 10:37:47 | Visualizada 461 vezes
Rosana Pagé acredita que a Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga tem potencialidades para se transformar na Cooperativa da Agricultura Familiar
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã elabora o planejamento estratégico e as ações a serem desenvolvidas a curto e médio prazo pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga. O planejamento estratégico e as ações são coordenadas pela diretora do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócios, Rosana Pagé, em parceria com o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Adir Salla, e técnicos da Emater. Algumas ações foram debatidas no salão paroquial do distrito do Jacutinga.
Rosana Pagé acredita que a Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga tem potencialidades para se transformar na Cooperativa da Agricultura Familiar. Por isso, a Prefeitura de Ivaiporã oferece o apoio necessário no associativismo e na parte técnica.
Em julho de 2018, a Associação da Agricultura Familiar e a Prefeitura de Ivaiporã realizaram o 1º Festival do Café do Jacutinga, levando a descobrir o potencial de produção e qualidade na região, quando foram premiados Dirlei Marinelli (1º lugar), Márcio Rosa Fávaro (2º lugar), Dorival Marinelli (3º lugar), Lisiane Aparecida do Prado Ravar (4º lugar) e Patrícia Marinelli (5º lugar).
Em outubro, foi realizado o 16º Prêmio Café Qualidade Paraná, no município de Pinhalão, onde foram premiados Márcio Rosa Fávaro – 1º lugar na categoria natural/microlote, que é voltado a agricultores familiares, e Lisiane Aparecida Veiga do Prado Ravar, que ficou em 5º lugar na categoria natural/microlote.
“Os produtores que foram premiados no 1º Festival do Café do Jacutinga e no 16º Prêmio Café Qualidade Paraná de Pinhalão querem comercializar a produção em grupo. Ou seja, seguir o exemplo da família Ravar, que passou a comercializar o Café Ravar em alguns pontos de venda. Portanto, o objetivo é tornar o distrito do Jacutinga numa referência em café de qualidade”, contou Rosana Pagé.
Em pauta também esteve a utilização dos recursos recebidos, em 2018, pelo presidente e vice-presidente da Associação da Agricultura Familiar, João Andrade e Celso Aparecido Gonçalves, no valor de R$289.967,38 referente ao projeto Café Rentável e Competitivo, apresentado pela Prefeitura de Ivaiporã em parceria com o técnico da Emater, Pedro Siloto, e aprovado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Além dos recursos a Associação da Agricultura Familiar recebeu um trator, em 2018, quando foi entregue pela Prefeitura de Ivaiporã, investiu na aquisição de implementos para melhorar a produção do café e concluiu a construção do barracão – sede da Associação da Agricultura Familiar.
A Prefeitura de Ivaiporã incentiva o associativismo, presta auxílio na parte técnica e na comercialização dos produtos produzidos pela Associação da Agricultura Familiar, entre eles o café, com apoio do engenheiro agrônomo da Emater, Cleverson da Silva Souza, que parabenizou os produtores pelo trabalho e interesse em crescer na região.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Prefeitura de Ivaiporã arrecada 13.290 kg de alimentos e ração no show da Ana Castela