Terça-feira, 02 de abril de 2019
Última Modificação: 02/04/2019 15:44:14 | Visualizada 384 vezes
Claudeney Martins assegurou que a 12ª Conferência Municipal de Saúde é muito importante para debater propostas em prol de políticas públicas
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã realizou a 12ª Conferência Municipal de Saúde, por meio do Departamento Municipal de Saúde, com o tema central “Democracia e Saúde”, e os eixos norteadores: Saúde Como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS.
A abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada, na sexta-feira, dia 28 de março, na Câmara de Vereadores, onde foram debatidos o tema central e os eixos durante palestras, e promovida mesa redonda com os palestrantes João Felipe Marques da Silva, Karen Patrícia Wilke Ferreira Rocha e Luana Carla Tironi de Freitas Giacometti.
O prefeito Miguel Amaral afirmou que os municípios brasileiros enfrentam problemas na área de saúde e em Ivaiporã não é diferente. Mas ressaltou que, em 2018, a administração municipal investiu 22% do orçamento na área da saúde – e não apenas 15% conforme é estipulado. Além disso, houve diversos investimentos no Samu, realização de exames, capacitação de profissionais, aquisição de equipamentos e veículos, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde.
“Gostaria de investir muito mais na área da saúde. Portanto, a administração municipal não investe mais por falta de vontade, mas por escassez de recursos do Governo Federal, o que nos leva a ter cada vez mais encargos”, declarou o prefeito Miguel Amaral, que irá participar da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 8 a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, e defender melhores serviços públicos para garantir avanços no desenvolvimento do município.
O promotor de Justiça, Egídio Klauck, parabenizou o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Donizete Santos Pires, pela organização da 12ª Conferência Municipal de Saúde, e citou direitos consagrados na Constituição Federal – especialmente no que se refere à saúde.
Nesse contexto, Egídio Klauck explicou que cabe ao Ministério Público atuar em defesa da ordem jurídica como fiscal da lei, bem como na garantia do regime democrático e no amparo dos direitos sociais e individuais indisponíveis.
Claudeney Martins assegurou que a 12ª Conferência Municipal de Saúde é muito importante para debater propostas em prol de políticas públicas que melhorem os serviços de saúde, escolher os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde e eleger os delegados que irão participar da 12ª Conferência Estadual de Saúde.
Na ocasião, Claudeney Martins citou exemplos de serviços de saúde oferecidos pela administração municipal e outros que precisam de investimentos dos Governos do Estado e Federal.
Também participaram da abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde o vice-prefeito Ilson Gagliano; juíza de Direito, Adriana Marques dos Santos; e o pastor Emanuel Altomani.
Na sexta-feira, 29 de março, a 12ª Conferência Municipal de Saúde continuou nas dependências da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) com trabalho em grupo, avaliação, sistematização e aprovação das propostas que podem fazer parte do próximo Plano Municipal de Saúde.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã promoverá 1º Festival de Dança dias 23 e 24 de maio
Vice-prefeita de Ivaiporã recebe veículo Virtus do Governo do Estado
Congresso Técnico define regras e novidades dos Jogos Escolares de Ivaiporã, que iniciam dia 7