Terça-feira, 23 de abril de 2019
Última Modificação: 23/04/2019 14:57:15 | Visualizada 446 vezes
Durante o treinamento os produtores aprenderam a conhecer a qualidade da produção e a separar as amostras de café para enviar à comissão julgadora do 17º Concurso Café Qualidade Paraná, cuja final ser&
Ouvir matéria
Produtores da agricultura familiar do distrito do Jacutinga participaram de um treinamento sobre melhoria e qualidade do café, ministrado pelo engenheiro agrônomo da Emater de Grandes Rios, Nelson Menoli Sobrinho, na Associação dos Agricultores Familiares do Jacutinga, onde aprenderam a preparar o café para o 17º Concurso Café Qualidade Paraná.
O treinamento foi incentivado pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio dos Departamentos Municipais de Agricultura, e de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, representados pelos respectivos diretores Adir Salla e Rosana Pagé.
O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, acompanhou o treinamento e disse que a Prefeitura irá investir em um laboratório de classificação de café. “Com o treinamento acredito que poderão ser classificados mais produtores do município de Ivaiporã. Além disso, o aroma e o sabor serão aprimorados, o que significa valorização da produção de café”, disse Miguel Amaral.
Durante o treinamento os produtores aprenderam a conhecer a qualidade da produção e a separar as amostras de café para enviar à comissão julgadora do 17º Concurso Café Qualidade Paraná, cuja final será no dia 24 de outubro em Ivaiporã.
O objetivo é facilitar o trabalho da comissão julgadora, que normalmente recebe o café em coco, e obter o melhor preço na hora de comercializar. “Os produtores aprenderam a descascar o café, passar pelo conjunto de peneiras baixas e a catar manualmente os defeitos, porque precisa chegar à comissão julgadora como tipo 2, ou seja, não pode ultrapassar 12 defeitos”, explicou Nelson Menoli Sobrinho
O desempenho dos produtores durante o treinamento foi elogiado pelo instrutor. “Os produtores são muito dedicados. Por isso, o distrito do Jacutinga é conhecido nacionalmente pelo trabalho da agricultura familiar”, observou.
Também estiveram na Associação dos Agricultores Familiares do Jacutinga o vice-prefeito Ilson Gagliano, e os engenheiros agrônomos da Emater de Ivaiporã, Cleversom Souza, e da Prefeitura de Ivaiporã, Maria Helena da Cruz.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Ivaiporã conquista Selo Diamante de Transparência Pública da Atricon
23 veículos e maquinários serão leiloados pela Prefeitura de Ivaiporã dia 10 de dezembro
Prefeitura de Ivaiporã realizará leilão de 6 terrenos em Furnas e 1 no Jardim Luiz XV