Segunda-feira, 27 de maio de 2019
Última Modificação: 27/05/2019 16:19:00 | Visualizada 488 vezes
O prefeito Miguel Amaral defendeu que é necessário investir mais em políticas públicas voltadas aos idosos
Ouvir matéria
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realiza a V Conferência Municipal dos Direitos do Idoso em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã – por meio do apoio do Departamento Municipal de Assistência Social, nesta sexta-feira, dia 24 de maio, no Centro Cultural da Melhor Idade, onde é debatido o tema: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
O objetivo é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa e a sociedade para estabelecer propostas que visem assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e à convivência familiar e comunitária.
Jair Burato, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, enfatizou o trabalho desenvolvido pelos demais membros, justificando que, em 2 anos, foram encaminhadas diversas propostas e projetos aos órgãos competentes do Estado, visando recursos em benefícios dos idosos.
O prefeito Miguel Amaral defendeu que é necessário investir mais em políticas públicas voltadas aos idosos e reconheceu que o Departamento Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Ivaiporã desenvolve diversos programas que proporcionam melhor qualidade de vida àqueles que deram parcelas de contribuição à sociedade.
Miguel Amaral concluiu o pronunciamento agradecendo a presença do promotor de Justiça, Egídio Klauck, que foi convidado para explicar o tema da V Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Klauck abordou situações de vulnerabilidade social e de risco vividas por idosos, que são acompanhados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Ivaiporã.
Segundo o promotor de Justiça o maior desafio dos idosos é envelhecer com saúde. Por isso, defende políticas públicas efetivas, o que envolve o poder público, família e a sociedade.
Sobre a melhoria da qualidade de vida dos idosos a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, que é responsável pela execução de políticas dos idosos, defendeu que é importante preparar a cidade para o envelhecimento da população – oferecendo acessibilidade, atividade física e atendimento na área da saúde.
A V Conferência Municipal dos Direitos do Idoso é composta por 4 eixos temáticos: Direitos fundamentais na construção/efetividade das políticas públicas; Educação – assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; Conselhos de direito – o papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas.
A mesa de honra foi composta também pelo vice-prefeito Ilson Gagliano; representante da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Marcos Pain; presidente do Lar Santo Antônio, Mauro Zurlo; e pela Miss Terceira Idade/2017, Iradenis Ferreira.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã inaugura Praça Manuel Marques Pereira com R$ 431.258,44 em investimentos
Prefeito Carlos Gil apresenta demandas de Ivaiporã a deputados estaduais e federal em Curitiba