Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

62º Japs

Com irmãs Luz, Francisco Beltrão encaminha classificação às semifinais

Segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Última Modificação: 26/08/2019 13:46:57 | Visualizada 399 vezes

As irmãs Franciele e Francine Vieira da Luz jogam juntas há mais de 10 anos


Ouvir matéria

O handebol é um dos esportes coletivos que vem cada vez mais se popularizando e ganhando espaço no Brasil. Com o fomento da prática esportiva nas escolas e o aumento no número de competições têm atraído adeptos de todas as idades, muitas vezes, influenciados por familiares que praticam a modalidade. A exemplo das irmãs Franciele e Francine Vieira da Luz, que jogam juntas, há mais de 10 anos, e são fruto de uma geração formada pela técnica Rosalina Vieira – mãe das atletas.

Nesta temporada, as duas defendem a camisa de Francisco Beltrão no Campeonato Paranaense de Handebol Adulto e na fase final da Divisão B dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), torneio este que acontece até a próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, em Ivaiporã.

No primeiro compromisso da equipe, protagonizaram uma disputa acirrada com Umuarama, vencendo por 28 x 27, e no segundo ganharam com tranquilidade do elenco de Telêmaco Borba por 28 x 4, encaminhando a classificação as quartas de final da competição.

Dos 56 gols marcados pela equipe, as irmãs anotaram juntas 17. O confronto direto pelo 1º lugar do grupo B está marcado para esta segunda-feira, dia 26, a partir das 19h30, diante de Matelândia, que também segue invicta na disputa, no Ginásio de Esportes Jardim Alegre, em Jardim Alegre.

Natural de Pinhão, as irmãs dizem que o esporte fortaleceu o vínculo familiar entre elas depois que passaram a jogar sempre juntas em campeonatos estaduais. “Fortaleceu os laços familiares – não apenas entre nós duas, mas com a família, porque todos jogam, o que nos uniu bastante. E, jogar com minha irmã, é muito bom, pelo olhar sabemos o que fazer, exatamente por conhecermos como cada uma joga, o que nos aproximou mais”, disse Francine, que atua como central.

Por outro lado, a primogênita ressalta o entrosamento em quadra que existe entre as duas, o que facilita a construção de jogadas e passes que resultam em gol. “Começamos a jogar desde muito pequenas. Sempre jogamos juntas, então, não me imagino mais jogando sem ela ou eu jogando em uma equipe e ela em outra chegando a se enfrentar. Somos entrosadas. Pelo olhar sabemos o que fazer, quando jogamos uma do lado da outra”, enfatizou a armadora esquerda Franciele.

Além do município beltronense, as duas defenderam Quedas do Iguaçu, Rebouças, Candói e Capitão Leônidas Marques – último em 2018, quando conquistaram o título da Chave Bronze do Campeonato Paranaense e o 3º lugar na fase final dos Jogos Abertos.

Tendo a mãe como técnica, as irmãs contam que a cobrança sempre foi maior, o que trouxe bastante aprendizado de quadra e evolução técnica. “A mãe sempre nos cobrava muito. Mais do que das outras. No começo era mais difícil. Agora, já acostumamos. Esses puxões de orelha nos deram mais responsabilidade e fizeram com que nos dedicássemos mais”, afirmaram.

 

Segunda rodada

Pelo grupo A, o selecionado feminino de Jardim Alegre estreou com vitória sobre São José dos Pinhais, por 31 x 18, enquanto no grupo C as meninas de Campo Mourão venceram por 32 x 23 o elenco de São Miguel do Iguaçu, e Mandaguaçu venceu a 2ª partida. Desta vez, diante de Cambé, por 24 x 22, que com mais essa derrota não consegue mais avançar a 2ª fase do torneio.

Na competição masculina, Jussara iniciou a campanha com vitória de 32 x 27 sobre Mariluz, somando os primeiros pontos no grupo B, enquanto Saudade do Iguaçu garantiu a classificação as quartas de final ao superar por 42 x 17 os donos da casa em jogo válido pelo grupo A.

No C, Corbélia carimbou o passe a 2ª fase ao ganhar a 2ª partida. Desta vez, diante de Ibiporã por 28 x 21, enquanto Astorga assegurou a vaga ao vencer Telêmaco Borba por 33 x 20.

Os confrontos da fase de grupos seguiram nesta segunda-feira, pela manhã, nos Ginásios de Esportes Sapecadão e Jardim Alegre.

 

Organização

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e contam com o apoio do município de Ivaiporã.

Jaqueline Galvão

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também