Terça-feira, 17 de setembro de 2019
Última Modificação: 17/09/2019 08:32:07 | Visualizada 1187 vezes
As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h00.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã e Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) assinaram o Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a finalidade de oferecer educação básica (ensino fundamental I) aos recuperandos.
O TCT, que inclui atendimento pedagógico aos recuperandos que cumprem pena na Apac – sob a coordenação e orientação da Secretaria Municipal de Educação, foi assinado pelo prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, secretária municipal de Educação, Rose Sirço, e pela presidente da Apac, Christiane Singh.
“Trata-se de um importante serviço prestado pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que visa proporcionar aos recuperandos da Apac a ressocialização por intermédio do ensino fundamental”, defendeu Miguel Amaral.
O prefeito aproveitou para agradecer ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, secretários de Estado da Educação e da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Renato Feder e Rômulo Marinho Soares – respectivamente, e ao diretor geral do Depen (Departamento Penitenciário do Estado), Francisco Alberto Caricati, e à Câmara de Vereadores de Ivaiporã pelo apoio dado à reintegração dos presos na sociedade.
Rose Sirço explicou que os recuperandos terão aulas com uma professora da rede municipal nas instalações da Apac de Ivaiporã. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h00. “Os recuperandos serão matriculados na rede municipal de ensino e a diferença é que as aulas serão dadas na Apac”, explicou Rose Sirço, que agradeceu ao chefe do Núcleo Regional de Educação, Valber Vinícius França Clarismundo, pelo apoio às iniciativas da administração municipal.
Os demais recuperandos, que irão cursar o ensino fundamental II, serão atendidos pelo Governo do Estado, que lançará um edital em outubro com início das aulas em fevereiro de 2021.
A solenidade contou com a participação do juiz da Vara do Trabalho de Ivaiporã, Cícero Ciro Simonini Júnior, que é um dos fundadores da Apac. “Conforme dados nacionais os presos saem pior do sistema prisional brasileiro. Por outro lado, o índice de ressocialização chega a 90% com o método Apac, porque os recuperandos vivem em ambiente limpo, arrumam o quarto, fazem comida, recebem orientação religiosa, trabalham e estudam. Por isso, agradeço ao prefeito Miguel Amaral pelo empenho”, declarou o juiz.
Em seguida, o coordenador do Depen em Londrina, Reginaldo Peixoto, defendeu a importância do trabalho entre Prefeitura, Apac e Depen por considerar importante o tratamento oferecido ao apenado.
A chefe da Educação e Capacitação do Depen, Janaina Luz, que estava acompanhada da professora do projeto de Remição da Pena por Estudo Através da Leitura/Depen, Agda Cristina Ultchak, afirmou que a educação e o trabalho são as maiores ferramentas de ressocialização do apenado, e citou a Prefeitura de Ivaiporã como uma grande parceira do Estado.
A solenidade foi realizada no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, onde a Uniasselvi – Polo Ivaiporã ofereceu uma bolsa de estudos a um dos recuperandos da Apac, que optou pelo curso de bacharelado em Administração. A bolsa foi simbolicamente entregue pelo diretor geral da Uniasselvi, Franquim Delgado, à presidente da Apac, Christiane Singh.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Prefeitura de Ivaiporã arrecada 13.290 kg de alimentos e ração no show da Ana Castela