Sexta-feira, 20 de setembro de 2019
Última Modificação: 20/09/2019 11:07:23 | Visualizada 465 vezes
Os temas do III Ciclo de Palestras de Ivaiporã são debatidos por professores, psicólogos e profissionais da área.
Ouvir matéria
Numa parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã e a Clínica de Tassinari aconteceu o III Ciclo de Palestras de Ivaiporã, que tratou sobre “Neuropsicopatologia e a Interface com a Escola” e aborda a “Violência na Escola”.
Os temas do III Ciclo de Palestras de Ivaiporã foram debatidos no salão da Paróquia Santíssima Mãe de Deus por professores, psicólogos e profissionais da área.
Na abertura, o prefeito Miguel Amaral defendeu a importância do trabalho em conjunto em defesa crianças, adolescentes e dos professores para diagnosticar os focos e as causas de violência na escola. “É necessário haver uma boa relação entre a família, escola e a sociedade. Esse trabalho também envolve políticas públicas e segurança”, sugeriu Miguel Amaral.
Em seguida, a secretária municipal de Educação, Rose Sirço, agradeceu ao psiquiatra Paulo Tassinari e ao Núcleo Regional de Educação por trabalhar a saúde mental em parceria com a Prefeitura.
Paulo Tassinari explicou que atende diversos casos de transtorno de comportamento, agressividade, déficit intelectual, bowling e autoflagelo, por exemplo, encaminhados pelo Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça, professores, pedagogos e familiares de jovens. “Por isso, é importante qualificar os professores e pedagogos acerca da doença psiquiátrica e instrumentalizá-los para saber como agir perante casos desse gênero”, justificou Tassinati, que tem ministrado palestras voluntariamente em estabelecimentos de ensino com o objetivo de contribuir com a prevenção dos transtornos mentais.
A juíza de Direito da Vara da Infância e da Juventude de Ivaiporã, Adriana Marques dos Santos, abordou o “Papel do Judiciário na Questão da Violência na Adolescência” e explicou que a função é proteger e prevenir os jovens – além de repreendê-los. “O papel é protetivo e preventivo quando o adolescente passa por situação de risco. Ou seja, quando é vítima da violência, e repreensivo quando o adolescente é o autor da violência”.
O III Ciclo de Palestras de Ivaiporã também incluiu debates sobre Desamparo e Violência, Banalização da Violência nas Escolas, Transtornos de Personalidade e Sistema Educacional ministrados pelos psicólogos Rogério Thaddeu, Aline Matioli, Leonardo Puccineli e Célia Moraes, e acerca do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária abordado pelo 1º tenente Renan Prado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Ivaiporã conquista Selo Diamante de Transparência Pública da Atricon
23 veículos e maquinários serão leiloados pela Prefeitura de Ivaiporã dia 10 de dezembro
Prefeitura de Ivaiporã realizará leilão de 6 terrenos em Furnas e 1 no Jardim Luiz XV