Terça-feira, 08 de outubro de 2019
Última Modificação: 08/10/2019 15:29:23 | Visualizada 836 vezes
O prefeito Miguel Amaral está solicitando agilidade na licitação para executar as obras previstas no contrato.
Ouvir matéria
A ampliação da rede de esgoto foi debatida entre o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, vice-prefeito Ilson Gagliano, presidente da Câmara de Vereadores, Éder Bueno, vereadores Edivaldo Montanheri (Sabão) e Sueli Gevert, e a equipe da Sanepar, na segunda-feira, dia 7 de outubro.
O recurso de R$43,9 milhões foi assegurado, em dezembro de 2018, no Ministério das Cidades, por intermediação do deputado federal Sério Souza, prevendo investimentos na ampliação do sistema de esgoto sanitário, executando 81.200 metros de rede coletora e 7.412 metros de interceptores, implantação de 4.184 ligações prediais, 3 estações elevatórias de água com 7.705 metros de linha de recalque, estação de tratamento de esgoto com capacidade de 72 l/s, desativação da estação de tratamento de esgoto existente e emissário de lançamento no Rio Pindaúva com 193 metros.
Dessa forma, Ivaiporã passaria de 14% de cobertura de saneamento básico para 65% até 2021. O prefeito Miguel Amaral está solicitando agilidade na licitação para executar as obras previstas no contrato.
Por outro lado, o gerente regional da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, explicou que a equipe veio prestar contas ao município de Ivaiporã, onde a empresa cumpre as metas estabelecidas no contrato, tais como obra de ampliação do sistema de abastecimento de água com a construção do reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água, na Estação de Tratamento de Água, na Avenida Souza Naves, o que elevou para 3 milhões de litros de água a capacidade de Ivaiporã, e a operacionalização dos poços que abastecem as comunidades do Cruzeirinho/Santa Luzia e Severiano. São 2 reservatórios elevados que abastecem as comunidades do Cruzeirinho/Severiano (20 mil litros de água) e Santa Luzia (15 mil litros de água).
Além disso, o gerente regional da Sanepar lembrou que a Sanepar também cumpriu o previsto no contrato de programa que era assumir o distrito de Santa Bárbara, onde a comunidade sofria, há muito tempo, com o desaparecimento de água – e a revitalização do Lago do Parque Ambiental Jardim Botânico.
Durante a reunião Luiz Carlos Jacovassi afirmou que Ivaiporã terá uma das Estações de Tratamento de Esgoto mais moderna do Paraná, inclusive com Unidade de Gerenciamento de Lodo, que transformará o lodo em fertilizante para atendimento ao programa do Governo do Estado, que é o fortalecimento do homem no campo por meio do programa de atendimento à agricultura familiar.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Prefeitura de Ivaiporã arrecada 13.290 kg de alimentos e ração no show da Ana Castela