Terça-feira, 29 de outubro de 2019
Última Modificação: 29/10/2019 16:35:38 | Visualizada 576 vezes
Ouvir matéria
A final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná, realizada em Ivaiporã, na quinta-feira, dia 24 de outubro, reuniu cerca de 350 produtores no Scaramal Eventos. Entre 120 produtores inscritos foram selecionados 55 lotes de café e avaliados nos quesitos: aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.
O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, afirmou que o 17º Concurso Café Qualidade Paraná motiva os produtores do município e fortalece o agronegócio, que também depende de boas estradas rurais e carreadores. “Por isso, a administração municipal investe em pavimentação com pedras irregulares e asfalto, visando facilitar o transporte das safras e manter o homem no campo”, declarou Miguel Amara, que agradeceu ao presidente da Câmara de Vereadores, Éder Bueno, e aos vereadores da base política – Edivaldo Montanheri, Sueli Gevert, Alex Papin e José Aparecido Peres por aprovar projetos de interesse da população.
Na ocasião, Éder Bueno parabenizou os produtores pela qualidade do café produzido do distrito do Jacutinga e pela referência no Brasil – além de defender a importância da realização da final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná em Ivaiporã por colocar o município no cenário da cafeicultura.
O conhecimento técnico e o esforço dos produtores rurais na obtenção do café com qualidade foram mencionados pelo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que também enalteceu a organização do 17º Concurso Café Qualidade Paraná e a receptividade aos produtores.
Em seguida, o deputado estadual Artagão Júnior reconheceu o empenho dos produtores que dedicam a vida à produção de alimentos com qualidade e grãos de café especiais.
Vencedores
Os cafeicultores Valdeir Luiz de Souza (Tomazina) e Edson Messias de Carvalho (Joaquim Távora) venceram o prêmio Café Qualidade Paraná – categorias cereja descascado e natural, e receberam R$5 mil de prêmio.
Na categoria café natural os vencedores foram: Edson Messias de Carvalho/Joaquim Távora (nota 85,97), Claudeir Marcos de Souza/Pinhalão (nota 84,53), Tumoru Sera/Congonhinhas (nota 84,19), Evilásio Shigueaki Mori/Cambira (nota 83,78) e Welliton Nelson Sgorlon Marques/Pitangueiras (nota 83,63).
Em seguida foram anunciados os vencedores da categoria cereja descascado: Valdeir Luiz de Souza/Tomazina (nota 87,28), Sirlei de Fátima da Cruz Carvalho/Siqueira Campos (nota 86,63), Maria Aparecida Maciel/Japira (nota 84,88), José Sendeski Neto/Iguaraçu (nota 84,44) e Evilasio Shigueaki Mori/Cambira (nota 84,28).
O 17º Concurso Café Qualidade Paraná incluiu o Prêmio Sustentabilidade, que foi conquistado por Edson Messias de Carvalho/Joaquim Távora – classificado em 1º lugar; Ricardo Batista dos Santos/Congonhinhas – conquistando o 2º lugar; e Donizetti Soares/São Jerônimo da Serra – ficando em 3º lugar.
Os 5 primeiros classificados de cada categoria têm garantida a compra pelos patrocinadores do 17º Concurso Café Qualidade Paraná – conforme a Bolsa de Mercadorias & Futuros – acrescido de 30%.
A final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná contou com a apresentação dos alunos da Escola Municipal do Campo do Jacutinga, Projeto Flauta – composto pelas Escolas Municipais Maria Diva e Bento Viana, bem como a participação da cantora Fernanda Brito, vencedoras do concurso Rainha do Café do Jacutinga e com a presença de dezenas autoridades regionais e estaduais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Prefeitura de Ivaiporã arrecada 13.290 kg de alimentos e ração no show da Ana Castela