Segunda-feira, 04 de maio de 2020
Última Modificação: 21/08/2020 15:02:19 | Visualizada 865 vezes
A vacinação será aplicada de segunda a sexta-feira no Centro de Saúde de Ivaiporã e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos do Alto Porã e Santa Bárbara.
Ouvir matéria
No dia 11 de maio, a Prefeitura de Ivaiporã iniciará a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, por meio do Departamento Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica, cumprindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.
O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, explicaram que o Ministério da Saúde divulgou as mudanças no calendário da vacinação contra a gripe Influenza, suspendeu o Dia D de Vacinação e dividiu a 3ª fase em 2 etapas com o objetivo de evitar aglomeração e propagação do coronavírus (Covid-19).
Entre os dias 11 e 15 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto. A vacinação será aplicada de segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h00 no Centro de Saúde de Ivaiporã e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos do Alto Porã e Santa Bárbara.
A vacinação para professores de escolas públicas e privadas, bem como adultos entre 55 e 59 anos, será aplicada entre os dias 18 de maio e 5 de junho.
Segundo o Ministério da Saúde os Estados e municípios recebem semanalmente as doses de vacina de forma escalonada de acordo com a produção do Instituto Butantan.
Influenza
É uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias ao falar, tossir ou no contato pelas mãos.
Sintomas
Os sintomas da gripe são febre alta – acima de 38ºC (com início repentino), tosse persistente, inflamação na garganta, sensação de cansaço, calafrios, dores musculares intensas e principalmente dificuldade para respirar. A partir desses sintomas, o quadro pode evoluir rapidamente para uma pneumonia ou outras infecções.
“A vacina contra Influenza não protege contra o coronavírus (Covid-19). Mas os sintomas das duas doenças são semelhantes. Por isso, a imunização facilita o diagnóstico e tratamento de pacientes”, explicou Nilza Fernandes.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Prefeitura de Ivaiporã arrecada 13.290 kg de alimentos e ração no show da Ana Castela