Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

11 a 15 de maio

Prefeitura de Ivaiporã inicia 3ª fase de vacinação contra gripe Influenza

Segunda-feira, 11 de maio de 2020

Última Modificação: 21/08/2020 15:01:14 | Visualizada 973 vezes

A vacinação é aplicada de segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h00 no Centro de Saúde de Ivaiporã e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos do Alto Porã e Santa Bárbara.


Ouvir matéria

Nesta segunda-feira, dia 11 de maio, a Prefeitura de Ivaiporã iniciou a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, por meio do Departamento Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica, cumprindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Nesta fase são vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto. A vacinação é aplicada de segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h00 no Centro de Saúde de Ivaiporã e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos do Alto Porã e Santa Bárbara.  

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, informaram que adultos e crianças podem aproveitar e atualizar a vacinação que eventualmente estão atrasadas. “É fundamental que compareçam com máscara e mantenham a distância social em função da pandemia do Covid-19”, aconselhou Nilza Fernandes, informando que a 1ª etapa da 3ª fase encerra dia 15 de maio.  

A vacinação para professores de escolas públicas e privadas, bem como adultos entre 55 e 59 anos, será aplicada entre os dias 18 de maio e 5 de junho.

Segundo o Ministério da Saúde os Estados e municípios recebem semanalmente as doses de vacina de forma escalonada de acordo com a produção do Instituto Butantan.

 

Influenza                     

É uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias ao falar, tossir ou no contato pelas mãos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também