Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Ampliação da Apac é entregue em Ivaiporã

Terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Última Modificação: 31/12/2020 15:18:07 | Visualizada 170 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã realizou na manhã dessa terça-feira, dia 29 de dezembro, a entrega da nova ala da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). O investimento na nova estrutura é superior a R$ 300 mil, sendo que R$ 250 mil foram repassados por meio de convênio com o Governo do Estado e o restante é uma contrapartida da Prefeitura de Ivaiporã. A nova estrutura conta com espaço para o desenvolvimento de atividades profissionalizantes, acomodações e consultórios. Com essa ala, serão abertas 40 vagas para o cumprimento do regime semiaberto na Apac. Atualmente, são 10 recuperandos em fase de progressão de regime, que ocupam uma ala improvisada.
A entrega da estrutura contou com a presença do prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral; da presidente da Apac, Leila Boukhezam; integrantes da diretoria, funcionários da Apac e secretários municipais.
A presidente da Apac disse que essa estrutura é fundamental para o trabalho na instituição, especialmente, porque vai abrir espaço para que os reclusos, que atualmente estão no regime fechado, possam ter direito de progredir para o regime semiaberto, dentro da APAC. “Isso é muito importante para o método APAC, porque nesse regime, eles são preparados para serem reinseridos na sociedade e capacitados para aprender uma profissão e poder voltar ao convívio social”, ressalta. Essa ampliação também reflete numa maior capacidade de atendimento da APAC, que agora pode comportar até 82 recuperandos, sendo 42 no regime fechado e 40 no regime semiaberto. A obra também apresenta um avanço para o sistema prisional de Ivaiporã; pessoas que forem condenadas a cumprir pena no regime semiaberto, a partir de agora começam a pena na APAC e não mais com a colocação de tornozeleira eletrônica e volta às ruas. “Isso é importante, pois a pessoa comete um delito e, em seguida, está de tornozeleira e, com isso, as pessoas acham que o crime compensa; mas agora ele tem que iniciar o cumprimento da pena na APAC”, ressalta Leila Boukhezam.
Atualmente a Apac conta com 31 recuperandos e, no método, os detentos precisam cumprir uma série de regras e normas, mas têm a oportunidade de estudar, trabalhar e aprender uma profissão, além disso, não ficam amontoados e não há superlotação nas celas.
O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, lembrou a dedicação de um dos fundadores da Apac em Ivaiporã, o senhor Augusto Ghizone, que lutou pela implantação do método em Ivaiporã. Ele também agradeceu ao apoio do governador Ratinho Júnior e do Governo do Estado nessa obra. “Eu defendo esse trabalho, pois quando se cuida do preso condenado, protege a sociedade, pois esse preso vai voltar ao convívio social, mais cedo ou mais tarde. Quando ele voltar formado, na boa educação, nos bons costumes e nas tradições, estará melhor. Mas se ele não se recuperar, volta pior, como acontece no sistema prisional”, finaliza Amaral.

 Galeria de Fotos

 Veja Também