Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Segurança pública

Carlos Gil e delegado geral da Polícia Civil confirmam construção da Delegacia Cidadã de Ivaiporã

Segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 01/02/2021 16:36:54 | Visualizada 876 vezes

Segundo Carlos Gil, o delegado geral confirmou que a construção da Delegacia Cidadã de Ivaiporã está prevista no orçamento/2021 do Governo Estado.


Ouvir matéria

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, se reuniu com o delegado geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, em Curitiba, nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, com o objetivo de cumprir as propostas elaboradas para área da segurança pública, durante a gestão 2021-2024, que incluem pedido de construção da Delegacia Cidadã e aumento do efetivo civil. 
A reunião foi agendada a pedido do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, que luta por esta obra junto com o prefeito Carlos Gil, que doou o terreno para construir a Delegacia Cidadã, em 2014. Ou seja, no 2º ano do 1º mandato. 
Segundo Carlos Gil, o delegado geral confirmou que a construção da Delegacia Cidadã de Ivaiporã está prevista no orçamento/2021 do Governo Estado. Os recursos serão liberados para que seja dado início ao processo de licitação. 
“A Delegacia Cidadã irá refletir no melhor desempenho do trabalho da Polícia Civil, que atende os municípios de Ivaiporã, Lidianópolis, Jardim Alegre, Arapuã e Ariranha do Ivaí”, comemorou o prefeito, informando que a obra foi orçada em R$5 milhões. 
Delegacia Cidadã
A Delegacia Cidadã segue modelo adotado pelo Governo do Estado. A obra incluirá acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados; salas para atendimentos seletivos – com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos; ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos; salas para advogados e Polícia Militar; espaço para Instituto de Identificação – responsável pela emissão do RG, com ambientes climatizados; espaço de custódia imediata dos presos. 
Além disso, serão 4 celas com 2 beliches cada, destinadas a homens, mulheres, adolescentes e o seguro (crimes sexuais ou organizações criminosas rivais). Mas eles não poderão permanecer na estrutura por tempo superior ao trâmite da audiência de custódia. Ou seja, após essa etapa serão encaminhados para o sistema penitenciário ou responderão em liberdade.
Carlos Gil e Silvio Jacob Rockembach também falaram sobre a possibilidade de transformar a 54ª Delegacia de Polícia Civil em Subdivisão Policial de Ivaiporã, após a conclusão da Delegacia Cidadã. Dessa forma, o município teria mais delegados, investigadores e escrivães. 

 

Policiais civis
Durante reunião com Silvio Jacob Rockembach, o prefeito de Ivaiporã reforçou a necessidade de indicar mais policiais civis para a Comarca de Ivaiporã – incluindo escrivães. Em julho deste ano, 188 alunos do curso de escrivães irão concluir a formação. Segundo Silvio Jacob Rockembach o município terá mais policiais civis e escrivães logo que concluir a Escola de Formação.  
“O delegado geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, falou sobre os excelentes números da segurança em Ivaiporã e afirmou que temos um dos melhores delegados do Paraná – Aldair Oliveira”, concluiu Carlos Gil. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também