Sábado, 20 de março de 2021
Última Modificação: 20/03/2021 16:48:53 | Visualizada 1420 vezes
Estimativa do IBGE calcula que Ivaiporã tem 31.935 habitantes
Ouvir matéria
Dando sequência ao mutirão de cadastros do SUS (Sistema Único de Saúde), iniciado pelo Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, no dia 16 janeiro, agentes comunitários de saúde batem de porta em porta na Avenida Souza, neste sábado, dia 20 de março, para preencher o formulário de cadastro e vacinar a população contra o coronavírus (Covid-19).
O cadastro é obrigatório independentemente de o cidadão ter ou não plano de saúde, uma vez que os dados são necessários para vacinar contra o coronavírus, subsidiar o repasse de recursos federais para a saúde e viabilizar mais benefícios para a população.
“Estimativa do IBGE calcula que Ivaiporã tem 31.935 habitantes. Portanto, a população precisa compreender que a vacinação contra o Covid-19 necessita de cadastro – nome completo, endereço e CPF. O cadastro deve ser feito dos 0 aos 100 anos [ou mais] e não importa se o cidadão é pobre ou milionário”, avisa a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão.
Fiscalização
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizam o processo de vacinação contra Covid-19 – principalmente no que diz respeito ao cumprimento da ordem de prioridade de imunização estabelecida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, que foi elaborado pelo Ministério da Saúde.
Como a população pode colaborar? Cristiane Pantaleão explicou que os agentes comunitários de saúde batem de porta em porta desde o dia 16 de janeiro e, se por acaso, não passaram pela residência ou passaram e não havia morador, o cidadão pode ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e realizar o cadastro.
“Temos que cadastrar 100% da população para vacinar contra Covid-19. Afinal, mais cedo ou mais tarde, a vacina vai chegar para 31.935 habitantes. E, quando acontecer, será fundamental o cadastro, porque é exigência legal para controle de vacinação e de gastos do Governo Federal”, reforçou Cristiane Pantaleão.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Deputado Arilson Chiorato viabiliza R$1 milhão para investir na Saúde de Ivaiporã