Quinta-feira, 08 de julho de 2021
Última Modificação: 08/07/2021 19:36:12 | Visualizada 584 vezes
Segundo André França o programa Lixão Zero tem como objetivo erradicar os lixões no país.
Ouvir matéria
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Denise Kusminski, receberam o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério de Meio Ambiente, André França, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, nesta quinta-feira, dia 8 de julho, no Parque Ambiental Jardim Botânico, onde foram oficialmente entregues os equipamentos e veículos que compõem o programa Lixão Zero.
Com o recurso de R$3,9 milhões foi possível adequar o Aterro Sanitário, Centro de Triagem e Compostagem, contribuir com a abertura de outra trincheira por meio da aquisição da geomembrana, adquirir equipamentos, maquinários, veículos e materiais de consumo.
Denise Kusminski garantiu que o convênio com o Ministério de Meio Ambiente mudou a história do município, afirmou que a luta é diária e exemplificou projetos de leis em andamento e ações executadas em 6 meses: programa Ivaiporã Cidade Limpa – Bairro a Bairro; ampliação do Viveiro Municipal; arborização; paisagismo na cidade; execução do projeto Minha Araucária; reativação do programa Cultivando Água Limpa com revitalizações de nascentes.
Destinação correta
Após detalhar as obras no Lago do Parque Ambiental Jardim Botânico, o prefeito Carlos Gil disse que o Lixão Zero é um importante programa do Governo Jair Bolsonaro. “O Governo Federal se preocupa com a destinação correta do lixo nas áreas urbanas e com o aproveitamento do lixo como potencial de geração de emprego e renda – como acontece em Ivaiporã com a Copemari”, referiu o prefeito.
“Ivaiporã tem protocolado um parque linear na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, no valor de R$1,5 milhão, projetado entre a Vila Santa Maria e o Jardim Itaipu – passando pelo Parque Ambiental Jardim Botânico à Vila Monte Castelo. Com preservação ambiental e incentivo à caminhada acredito que a população não jogará lixo”, declarou o prefeito Carlos Gil, que citou a revitalização das minas do Rio Pindauvinha, o que permitirá aumentar o volume de água que abastece a cidade.
A parceria e persistência entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura em prol do meio ambiente foram defendidas pelo secretário Márcio Nunes. “Quem mais ganha é o planeta. Por isso, parabenizo o Governo Federal pelo programa Lixão Zero que é exemplo no Brasil”.
Segundo André França o programa Lixão Zero tem como objetivo erradicar os lixões no país. Por isso, o Governo Federal apoia os municípios. “Em Ivaiporã, foram investidos recursos para melhorar a coleta seletiva, reciclagem e contribuir para destinação adequada de 30 mil toneladas de resíduos por ano, o que permite a recuperação de 600 toneladas de recicláveis. O objetivo é proteger o meio ambiente e contribuir com a qualidade de vida da população”.
A cerimônia contou com presença da presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, vereadores, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, chefe do IAT (Instituto Água e Terra), Carlos Henrique de Souza, e convidados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã conclui faixas elevadas, lombadas e floreiras na Avenida Paraná
Ivaiporã apresenta Plano de Gestão e Educação Ambiental para Resíduos Sólidos
Prefeito Carlos Gil afirma que sistema de drenagem suportou bem chuvas em Ivaiporã