Terça-feira, 03 de agosto de 2021
Última Modificação: 03/08/2021 10:13:01 | Visualizada 548 vezes
A meta é garantir o melhor acesso aos serviços de urgência e emergência.
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A Portaria 2.048/2002 (Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência) do Ministério da Saúde propõe a implantação de Triagem Classificatória de Risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Prefeitura de Ivaiporã segue a recomendação adotando o Protocolo de Manchester, que inclui as cores vermelha, amarela, verde e azul.
Com o Protocolo de Manchester o profissional de saúde prioriza os atendimentos de acordo com a classificação de risco – especialmente quando se tratar de urgência e emergência, levando em consideração os sintomas relatados pelo paciente. Os sintomas são inseridos em um sistema, que gera a cor correspondente à classificação de risco.
Vermelho (Urgência): Parada cardiorrespiratória; coma; traumatismo crânio encefálico grave; insuficiência respiratória; crise convulsiva; politraumatizado grave; acidente vascular encefálico; e infarto agudo do miocárdio.
Amarelo (Emergência): Alterações súbitas de comportamento; agitação; confusão mental e desmaios; crise asmática moderada; intoxicação; febre (acima de 40 graus); luxação; entorse; e acidentes por animais peçonhentos (moderado e leve).
Verde (Pouco Urgente): Pessoas acima de 60 anos; gestantes ou deficientes físicos sem sinais clínicos de alarme; dor de cabeça leve ou moderada em outras partes do corpo; abscesso; vômito e diarreia sem sinais de desidratação; e alteração do nível consciência.
Azul (Casos Leves): Situações sem risco de vida; tosse crônica sem sintomas associados; e condições que devem ser encaminhadas à UBS, tais como renovação de receita e encaminhamento ao especialista.
A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, explicou que um dos objetivos da Portaria 2.048/2002 é consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) refletindo na forma e no resultado do atendimento do usuário do SUS. “A meta é garantir o melhor acesso aos serviços de urgência e emergência; humanizar o atendimento; e oferecer um atendimento rápido”, acrescentou Cristiane Pantaleão.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
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