Sexta-feira, 03 de setembro de 2021
Última Modificação: 03/09/2021 19:24:56 | Visualizada 533 vezes
As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e 19h30, no Centro Cultural
Ouvir matéria
Programa Capoeira no Caminho Certo – a arte que educa. Este é nome do projeto criado pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com a Escola de Capoeira Zoeira Nagô.
As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e 19h30, no Centro Cultural, e são ministradas voluntariamente pelo contramestre Izaltino Neto – soldado lotado na 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã.
Esta semana, 26 crianças e adolescentes que residem na Vila Monte Castelo e Jardim Paraná participaram das aulas, na segunda-feira, dia 30 de agosto, com o contramestre Izaltino Neto, e na quarta-feira, dia 1º de setembro, com o graduado Wesley Silva, uma vez que o soldado Izaltino Neto tinha plantão das 20h00 às 08h00. Mas não resistiu e gingou com os alunos. O mais novo tem apenas 4 anos.
“Infelizmente, a pandemia do coronavírus não acabou. Por isso, a tendência é oferecer mais uma opção de horário devido à procura por vagas e a necessidade do distanciamento social. Quando eu estiver de serviço [Polícia Militar] sempre haverá um graduado da Escola de Capoeira Zoeira Nagô ministrando a aula e passando diversos conhecimentos às crianças e adolescentes”, explicou Izaltino Neto.
Segundo o contramestre um dos objetivos é incutir nas crianças e adolescentes os valores que envolvem a capoeira.
Alaiane Oliveira, que vive na Vila Monte Castelo, acompanha os filhos Luiz Eduardo Oliveira (8 anos) e Aila Oliveira (7 anos). “É importante inserir as crianças em atividades que envolvam arte, esporte e dança. Inclusive, meus filhos acordaram ansiosos. Foram para escola cedo me avisando que viriam para aula de capoeira”, contou Alaiane Oliveira.
Durante as aulas as crianças e adolescentes aprendem, por exemplo, a origem da capoeira, valores, disciplina e respeito, domínio corporal com movimentos rápidos e precisos, suaves e flexíveis, lateralidade, flexibilidade, resistência, agilidade, ritmo, organização espaço-temporal, lealdade e cortesia. A capoeira também envolve arte, música e dança.
A chefe de Promoções e Eventos do Departamento de Cultura, Luciane Baggio, informa que as aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no Departamento de Cultura ou às segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e 19h30, no Centro Cultural, com a esposa do contramestre Izaltino Neto – Michele Rocca Ernesto, que também é capoeirista.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Secretaria de Cultura de Ivaiporã realiza espetáculo 4 Reinos com 180 alunos para receber Papai Noel
Ivaiporã inicia festividades natalinas com espetáculo de luzes e magia dia 8 no Jardim Botânico