Quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Última Modificação: 16/12/2021 07:57:24 | Visualizada 423 vezes
O curso foi instruído pelo diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Vanderson Costa.
Ouvir matéria
O Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã promoveu o curso sobre Emergências Cardiovasculares – instruído pelo diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Vanderson Costa, e direcionado para médicos e enfermeiros.
Durante os treinamentos foram dadas instruções sobre suporte básico e avançado de vida, que compreende etapas que podem ser iniciadas fora do ambiente hospitalar e realizadas por leigos e estudantes – devidamente capacitados e informados, aumentando a sobrevida e diminuindo as sequelas das vítimas de parada cardiorrespiratória.
“A cada minuto sem atendimento uma vítima em parada cardiorrespiratória diminui em 10% a chance de sobrevida. Ou seja, a atuação rápida de um leigo, que percebe uma parada cardiorrespiratória e chama por socorro especializado, previne a deterioração miocárdica e cerebral”, exemplificou o diretor clínico Vanderson Costa, que parabenizou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, pela iniciativa e os profissionais que participaram com grande determinação.
A diretora Cristiane Pantaleão enfatizou a necessidade de atendimento em excelência e avisou que irá iniciar o processo de estruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e reorganização do atendimento a pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória. “Posteriormente, orientaremos a população de Ivaiporã para dar o primeiro atendimento a vítimas, enquanto aguarda a chegada do Samu 192”, antecipou a diretora Cristiane Pantaleão.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Deputado Arilson Chiorato viabiliza R$1 milhão para investir na Saúde de Ivaiporã