Quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022
Última Modificação: 21/11/2022 15:27:40 | Visualizada 2031 vezes
O município obteve a nota 99,62% liderando o ranking do TCE.
Ouvir matéria
A administração pública de Ivaiporã inicia 2022 com uma excelente notícia. Foi a 1ª colocada entre os 399 municípios do Paraná no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que divulgou os resultados nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro.
O município obteve a nota 99,62% liderando o ranking que está acessível pelo link https://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ferramentas-itp-2021/336933/area/250
Foram analisadas a Transparência Ativa, Poder Executivo, Transparência Passiva, Boas Práticas e Informações Prioritárias. Entre os 159 itens analisados, apenas 1 (Registro das Competências) não foi respondido conforme entendimento do TCE.
Em 2020, o Portal da Transparência da gestão 2017/2020 obteve a nota 70,28% ocupando a 183% colocação no ranking do ITP. E, em 2019, a administração 2017/2020 ocupou um dos piores lugares na Transparência Pública: 271º com nota 60,75%.
"Motivo de muito orgulho"
O prefeito Carlos Gil, que está de licença este mês, encontra-se em Curitiba, onde recebeu a notícia com muito entusiasmo. "Ocupar o 1º lugar entre 399 prefeituras referente à Transparência da Administração Pública é motivo de muito orgulho para Ivaiporã, porque as informações técnicas são complexas e precisamos torná-las acessíveis atendendo ao interesse público", reconheceu o Carlos Gil.
Contrário à falta de transparência da administração 2017/2020, que foi comprovada pelas notas e pelos rankings do TCE de 2019 e 2020, o prefeito Carlos Gil solicitou mudanças no site e atualização urgente nos dados do Portal da Transparência em janeiro de 2021, quando assumiu o 2º mandato.
"A Transparência da Administração Pública foi compromisso assumido por mim e pelo Marcelo Reis, quando estávamos em campanha eleitoral. E, mais uma vez, cumprimos a palavra dada à população, porque administração pública sem transparência significa retrocesso e o que queremos para Ivaiporã é o progresso", afirmou o prefeito Carlos Gil.
"Grande conquista para Ivaiporã"
Em Ivaiporã, o vice-prefeito Marcelo Reis (prefeito em exercício) e a controladora interna do município, Vânia Almeida, que é responsável pelo Portal da Transparência, também não contiveram o entusiasmo e parabenizaram os servidores pelo empenho no preenchimento diário dos sistemas que são avaliados pelo TCE.
"Trata-se de uma grande conquista para Ivaiporã, porque o nosso comprometimento e transparência pública são avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado. Afinal, estabelecemos um compromisso de trabalhar em benefício da população e do município e a nota 99,62% comprova a nossa seriedade com o dinheiro público", afirmou o prefeito em exercício Marcelo Reis.
Por outro lado, Vânia Almeida disse que o resultado publicado pelo TCE mostra a eficiência do serviço público em Ivaiporã e transmite confiança àqueles que buscam informações no Portal da Transparência. "Trata-se do resultado de um grande trabalho desenvolvido, em 2021, por uma equipe comprometida com o cargo que exerce. Agora, resta-nos o desafio de manter a excelente nota", vibrou a controladora. 159 itens analisados
Em agosto de 2021, o TCE deu início a 3ª edição anual da avaliação dos Portais da Transparência das 399 prefeituras do Paraná, aplicando o ITP que foi desenvolvido pelo corpo técnico do TCE. A análise do questionário contendo 159 itens foi realizada por estudantes do 1º ao 5º ano do curso de Direito da Universidade Positivo sob a orientação de servidores do TCE.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Quadra de Esporte Vereador Abílio Pessutti é revitalizada pela Prefeitura de Ivaiporã no Alto Porã