Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
Última Modificação: 10/02/2022 15:36:25 | Visualizada 654 vezes
O projeto Colo de Mãe Ivaiporãense foi apresentado pela ex-vereadora Gertrudes Bernardy ao Legislativo, onde foi aprovado conforme a Lei 39/2021.
Ouvir matéria
“Sou muito bem acompanhada na UBS da Vila João. Mas acredito que, nas próximas 2 semanas, começarei a ser atendida no ISBJ”. Quem afirmou foi Neiva Francisco, 32 anos, que está grávida de 7 meses.
O bebê nascerá por cesariana e amparado pelo projeto Colo de Mãe Ivaiporãense, lançado pela Prefeitura de Ivaiporã, em novembro de 2021, por meio do Departamento Municipal de Saúde e em parceria com o Instituto de Saúde Bom Jesus (ISBJ).
Entre dezembro e janeiro, as equipes de enfermeiros e médicos do ISBJ realizaram 24 cesáreas e 7 partos normais. As gestantes fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir da 32ª semana são acompanhadas no ISBJ. “Quanto às gestantes de risco intermediário e alto risco são acompanhadas, desde o início, por médico obstetra no Ambulatório Médico de Especialidade, porque os objetivos do projeto Colo de Mãe Ivaiporãense são melhorar a qualidade do atendimento à gestante e ao bebê e reduzir a mortalidade infantil”, explicou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão.
Durante o pré-natal, a Prefeitura oferece às gestantes palestras, ensaio fotográfico e o kit maternidade composto por fralda descartável, conjunto pagão, toalha com capuz, par de meias de recém-nascido, manta infantil, sabonete em barra, frasco para álcool 70% e camisetinha de incentivo ao aleitamento materno.
Parto humanizado
A enfermeira obstetra Elessandra Borzuk enfatizou a importância do parto humanizado – podendo ser acompanhado pelo pai do bebê como forma de tranquilizar a mãe e fortalecer os laços de família. “A equipe é formada por técnicos, enfermeiros, anestesistas e pediatras. Se, por acaso, o bebê ou a mãe precisa de UTI é transferido imediatamente. E, após o parto, se o bebê tiver baixo peso ou mãe precisar de auxílio na amamentação, por exemplo, oferecemos o suporte necessário”, esclareceu Elessandra Borzuk.
A qualquer momento a Miss Ivaiporã, Adrielly Palopoli, fará parto normal no ISBJ, onde elogiou a metodologia do projeto Colo de Mãe Ivaiporãense. “O projeto acalma as gestantes devido à rede de apoio que é disponibilizada e à enfermeira Elessandra Borzuk que nos oferece o suporte necessário para o nascimento do bebê, que está um pouco acima do peso”, contou a Miss Ivaiporã.
Quem tem o bebê nos braços, há 6 dias, é Marcela Staine – mãe do Vítor. “Comecei a ser atendida na UBS João XXIII com 6 semanas de gravidez [2 meses]. O acompanhamento foi excelente. Depois, passei a ser atendida no ISBJ, onde tive um parto normal maravilhoso, sem sofrimento e humanizado”, contou Marcela Staine, que tem agendamento pediátrico definido para o pequeno Vítor.
O projeto Colo de Mãe Ivaiporãense foi apresentado pela ex-vereadora Gertrudes Bernardy ao Legislativo, onde foi aprovado conforme a Lei 3.609 de 3 de novembro de 2021.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Deputado Arilson Chiorato viabiliza R$1 milhão para investir na Saúde de Ivaiporã