Sexta-feira, 01 de julho de 2022
Última Modificação: 01/07/2022 17:20:11 | Visualizada 1145 vezes
O documento é regulamentado pela Lei Federal 10.257/01 - conhecida como Estatuto da Cidade
Ouvir matéria
Após 1 ano e 6 meses de intenso trabalho, o Plano Diretor Municipal de Ivaiporã foi aprovado pela Câmara de Vereadores e promulgado pela Prefeitura, na quinta-feira, dia 30 de junho, no salão nobre. Foram realizadas 4 audiências públicas e 33 reuniões e oficinas em bairros, e ouvidas diversas pessoas – além de consultas pela internet e aplicação de formulários, resultando em 10 leis complementares.
O processo de revisão foi desenvolvido empresa Ecotécnica – Tecnologia e Consultoria e coordenado pela diretora do Departamento de Planejamento e Finanças, Carine Daiane da Silva, com apoio do presidente do Conselho do Plano Diretor, Jair Burato.
O Plano Diretor Municipal foi apresentado pelos prefeitos licenciado e em exercício, Carlos Gil e Marcelo Reis; Carine Daiane da Silva e Jair Burato; diretor do Departamento Municipal de Obras, Bruno Montoro; e pela presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy.
O documento é regulamentado pela Lei Federal 10.257/01 – conhecida como Estatuto da Cidade, e orienta o crescimento e funcionamento do município, garantindo o desenvolvimento das funções econômicas, sociais e ambientais.
Futuro do município
Jair Burato agradeceu à gestão Carlos Gil e Marcelo Reis pela determinação e comprometimento com o desenvolvimento do município; à empresa Ecotécnica – Tecnologia e Consultoria pelo trabalho desenvolvido; à coordenadora Carine Daiane da Silva pelo profissionalismo; à equipe técnica da Prefeitura; e àqueles que colaboraram direta e indiretamente com a revisão e elaboração do Plano Diretor Municipal.
“É gratificante entregar o Plano Diretor Municipal, após muito trabalho envolvendo diversos profissionais, porque o documento irá nortear o futuro do município”, frisou Carine Daiane da Silva.
Em seguida, Gertrudes Bernardy reconheceu que “desenvolver leis complementares pelos próximos 10 anos não é fácil e exige muita responsabilidade”.
Carlos Gil comentou que Ivaiporã é umas das poucas cidades planejadas no Estado, e desejou que se torne modelo pela qualidade de vida, exemplo ambiental e referência em serviços de saúde. “Parabéns aos conselheiros pelo trabalho realizado voluntariamente em prol do bem comum. O Plano Diretor Municipal foi revisado num prazo recorde e trata-se de um importante documento para a administração municipal”, afirmou Carlos Gil.
Segundo Marcelo Reis, o Plano Diretor Municipal é resultado do trabalho da sociedade. “Infelizmente, não foi revisado quando deveria [em 2018]. Faltou iniciativa política, porque o Plano Diretor Municipal atualizado não é benéfico para quem quer tirar vantagens. No entanto, para quem trabalha com seriedade, quer ver a cidade se desenvolver e respeita o princípio da igualdade, o documento é uma Bíblia”, comparou o prefeito em exercício.
O Plano Diretor Municipal está disponível para consulta no site da Prefeitura pelo link http://www.ivaipora.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368pdb0.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Educação de Ivaiporã recebe Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização com nota 100
Apae de Ivaiporã recebe cheque da Prefeitura no valor de R$737.302,43
Polícia Militar e Prefeitura de Ivaiporã formam 313 alunos da rede municipal no Proerd