Segunda-feira, 25 de julho de 2022
Última Modificação: 25/07/2022 09:41:04 | Visualizada 603 vezes
Os 1.255 pacientes foram atendidos mediante critérios instituídos pela Portaria 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde - Ministério da Saúde
Ouvir matéria
Conforme relatórios elaborados pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã e apresentados ao prefeito Carlos Gil, pela diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, 1.255 pacientes de Ivaiporã realizaram consultas e exames, entre janeiro e junho de 2022, com despesas custeadas pelo Governo do Estado, Ministério da Saúde e Prefeitura, que suporta os custos do transporte com veículos do município e passagens de ônibus convencionais e leitos numa parceria estabelecida com a Viação Garcia.
Os 1.255 pacientes foram atendidos mediante critérios instituídos pela Portaria 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde – Ministério da Saúde, que disponibiliza Tratamento Fora de Domicílio (TFD), visando garantir, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento médico a pacientes com doenças não tratáveis no município de origem, quando esgotados os meios de atendimento e quando há possibilidade de cura parcial ou total.
Além das 866 consultas, 389 pacientes realizaram exames fora de domicílio, entre janeiro e junho, enquanto a Prefeitura pagou R$1.065.523,46 ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) de Ivaiporã referentes a 19.583 consultas e exames realizados em 6 meses. Ou seja, entre janeiro e junho de 2022, foram 20.838 consultas (8.904) e exames (11.934).
“A saúde está perfeita? Não, jamais será. Está mal? Em hipótese alguma! Se somarmos as consultas e exames disponibilizados em 1 ano e 6 meses de gestão [20.838] superaremos – e muito os 4 anos da gestão 2017/2020. Afinal, uma das nossas prioridades é investir em saúde, seja com atendimentos, equipamentos ou infraestruturas. Os números comprovam os investimentos”, mencionou o prefeito Carlos Gil.
Especialidades
Em 6 meses, 866 pacientes de Ivaiporã realizaram consultas fora de domicílio nas seguintes especialidades: cardiologia e cirurgia pediátrica, vascular, neurologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia adulto e pediátrica, pneumologia pediátrica, oncologia, cardiologia, cirurgia ginecológica, cintilografia, hematologia, transplante rim, hiperbárica, bera (avalia o sistema auditivo), cirurgia plástica, urologia, dermatologia, radioterapia, fisiatra, mastologia, coloproctologia, pneumologia, transplante cardíaco, alergista/imunologista, periodonto, vascular pediatra, otorrino, bucomaxilo, neuromusculares, infectologia, cirurgia de endometriose, aplicação oftalmológica, psiquiatria, endocrinologia pediatra, gastroenterologia pediátrica, neurologia HC, neurocirurgia/Hospital Pequeno Príncipe, cirurgia de mama, endodontista, frenectomia, genética pediátrica, endocrinologia, resignação genital, septoplastia + turbinectomia, cirurgia do aparelho digestivo e gastro endoscópico, oncologia pediátrica, hepatologia, nefrologia, cirurgia dentista e bariátrica.
Os 389 pacientes realizaram exames de ressonância, tomografia e angiotomografia.
A diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, disse que a maioria dos pacientes faz tratamento em Curitiba e se desloca com conforto e segurança – além de receber o apoio necessário na capital do Estado.
Após consulta, exame ou tratamento, uma empresa terceirizada pela Viação Garcia pega o paciente, leva para uma sala específica, onde aguarda o retorno para Ivaiporã, que pode ser às 14h00 ou 22h00.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Deputado Arilson Chiorato viabiliza R$1 milhão para investir na Saúde de Ivaiporã