Segunda-feira, 05 de setembro de 2022
Última Modificação: 05/09/2022 17:28:05 | Visualizada 414 vezes
No final deste ano, a ETE Pindaúva estará totalmente em operação.
Ouvir matéria
A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Ivaiporã está em fase de testes. A Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Pindauvinha e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pindaúva entrarão em operação em setembro. Serão implantados 100 quilômetros de redes coletoras e 4.568 ligações.
Em setembro, serão comercializadas 1.000 ligações e as demais de forma gradativa. A cidade vai chegar em 50% de cobertura com a rede coletora de esgoto. Os investimentos somam R$ 51.474.274,95.
Um dos problemas causados pela falta de esgoto é a inibição do crescimento do município, uma vez que impede a construção de imóveis, sejam comerciais ou residências.
No final deste ano, a ETE Pindaúva estará totalmente em operação. Com a ativação da ETE a população não precisará usar fossas e terão mais qualidade de vida, uma vez que o esgoto não tratado gera doenças.
Conforme a Sanepar, o município atingirá 15% de cobertura de rede de esgoto, em 2022, e 50% em 2023. O município de Ivaiporã terá uma das ETE mais moderna do Paraná – inclusive com a Unidade de Gerenciamento de Lodo, transformando a mistura (minerais, coloides e materiais orgânicos decompostos) em fertilizante.
A implantação da rede de esgoto iniciará na Vila João XXIII e nos Jardins Brasília, Ouro Preto e Luiz XV.
1º mandato
Em junho de 2014, o prefeito Carlos Gil assinou contrato com o Governo do Estado – durante o 1º mandato – visando às metas para ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgoto sanitário. O contrato estabelecia investimentos na ampliação da captação, adução e tratamento de água para 2017, 2018, 2022 e 2023.
“Quando me elegi, em 2012, procurei a Sanepar, em Curitiba, porque o número de domicílios tratados em Ivaiporã era muito baixo. À época chegava 11%. Com as obras executadas pela Sanepar o município atingiu a 15%. Trata-se de saúde pública, uma vez que os recursos investidos em esgoto reduzem em 4 vezes os gastos com a saúde”, comparou o prefeito em exercício.
Por isso, a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis cobra à Sanepar, desde que assumiu o mandato em janeiro de 2021, o cumprimento do contrato, uma vez que 50% das ligações deveriam estar concluídas na cidade. No entanto, a cobertura dos sistemas de abastecimento de água e de esgoto sanitário continua muito baixa no município.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã executa obras na Rodovia Nicolau Koltun no valor de R$ 2,2 milhões
Prefeito Carlos Gil afirma que duplicação do acesso secundário de Ivaiporã avança para etapa final
Complexo Esportivo Sapecadão de Ivaiporã vai receber maior reforma da história na gestão Carlos Gil